Ir para o conteúdo

Simpósio de Jornalismo debate jornadas de junho em evento de metacrítica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Organizada pelo grupo "Quintais: cultura da mídia, arte e política" da UFOP e pelos grupos MidiAto (USP) e Mídia e Narrativa (PUC Minas), que compõem a Rede de Pesquisa em Cultura Midiática, e promovida pelo curso de Jornalismo da UFOP, esta quarta edição do Simpósio de Jornalismo tem como temática "Crítica e Reconstrução: como vislumbrar outros mundos possíveis".
 
No primeiro dia do evento, ocorreu a mesa "Crítica e Temporalidade", com discussões sobre as Jornadas de Junho de 2013 e a cobertura pela imprensa. Também houve apresentação dos trabalhos "As Jornadas de Junho 10 Anos Depois: a formação de um campo crítico" e "Temporalidades: uma digressão crítica". Participaram da mesa os professores Márcio Serelle e Ercio Sena, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas, e Frederico de Mello Brandão Tavares, professor da graduação e pós-graduação em Jornalismo da UFOP.
 

mesa_critica_simposio_quintais_2024

Divulgação
Simpósio debateu futuros possíveis no jornalismo
 
De acordo com o professor Márcio Serelle, embora as Jornadas de Junho de 2013 sejam um acontecimento ainda complexo, é necessário olhar para sua ligação com o atual cenário político do Brasil. "Pelo fato de as jornadas terem sido intensamente cobertas midiaticamente, temos uma série de produtos, tanto em tempo real quanto reportados pela imprensa escrita. Assim, é preciso entender como a própria imprensa reconfigura isso 10 anos depois e analisar as relações diretas que esses fatos têm com o país hoje", observa Márcio.
 
Segundo a professora do Departamento de Jornalismo e pesquisadora da temática, Hila Rodrigues, a proposta do evento, de maneira geral, é pensar a profissão e a crítica de mídia a partir de novas perspectivas políticas. "O Quintais é um grupo de pesquisa que reflete as práticas midiáticas e a relação com a sociedade a partir dos pontos culturais da mídia, arte e política. Então, a gente está aqui refletindo sobre maneiras pelas quais esse exercício da crítica e da autocrítica podem nos ajudar a crescer".
 
A programação do primeiro dia contou ainda com a exibição do curta "Contagem", em uma edição do projeto "Paralelas", do grupo Quintais, e com a mesa "Crítica, Narrativas e Culturas Midiáticas".
 

mesa_simposio_quintais_2024.jpg

Divulgação
Mesa abordou temáticas como políticas da narrativa e visibilidade
 
Confira a programação desta sexta (29): 
 
10h às 13h30 - Mesa: "A Crítica Cultural em Meio ao Caos Informacional", com Raphael Vidigal (O Tempo) e Letícia Leiva (Grupo Galpão)
Mediação de Saulo Rios (UFMG) 
 
14h às 15h30 - Mesa "Crítica e Arte":
- "Sobre crítica de cinema e Realização Cinematográfica: considerações acerca do filme Crítico (Kleber Mendonça Filho, 2008)", com Samuel Paiva (UFSCar)
- "O papel da crítica de arte em circulação midiática", com Sofia Franco Guilherme  (FMU/Fiam-Faam) e Eduardo Paschoal (USP)
Mediação: Hila Rodrigues 
 
15h30 às 16h - Pausa para o café 
 
16h às 17h - Baculejo do Disco: audição do álbum "Xande canta Caetano"
Mediação: Pedro Lavigne (UFOP/UFMG) 
 
17h10 às 18h - Rede Metacrítica (reunião avaliativa)

 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais