Organizada pelo grupo "Quintais: cultura da mídia, arte e política" da UFOP e pelos grupos MidiAto (USP) e Mídia e Narrativa (PUC Minas), que compõem a Rede de Pesquisa em Cultura Midiática, e promovida pelo curso de Jornalismo da UFOP, esta quarta edição do Simpósio de Jornalismo tem como temática "Crítica e Reconstrução: como vislumbrar outros mundos possíveis".
No primeiro dia do evento, ocorreu a mesa "Crítica e Temporalidade", com discussões sobre as Jornadas de Junho de 2013 e a cobertura pela imprensa. Também houve apresentação dos trabalhos "As Jornadas de Junho 10 Anos Depois: a formação de um campo crítico" e "Temporalidades: uma digressão crítica". Participaram da mesa os professores Márcio Serelle e Ercio Sena, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas, e Frederico de Mello Brandão Tavares, professor da graduação e pós-graduação em Jornalismo da UFOP.
De acordo com o professor Márcio Serelle, embora as Jornadas de Junho de 2013 sejam um acontecimento ainda complexo, é necessário olhar para sua ligação com o atual cenário político do Brasil. "Pelo fato de as jornadas terem sido intensamente cobertas midiaticamente, temos uma série de produtos, tanto em tempo real quanto reportados pela imprensa escrita. Assim, é preciso entender como a própria imprensa reconfigura isso 10 anos depois e analisar as relações diretas que esses fatos têm com o país hoje", observa Márcio.
Segundo a professora do Departamento de Jornalismo e pesquisadora da temática, Hila Rodrigues, a proposta do evento, de maneira geral, é pensar a profissão e a crítica de mídia a partir de novas perspectivas políticas. "O Quintais é um grupo de pesquisa que reflete as práticas midiáticas e a relação com a sociedade a partir dos pontos culturais da mídia, arte e política. Então, a gente está aqui refletindo sobre maneiras pelas quais esse exercício da crítica e da autocrítica podem nos ajudar a crescer".
A programação do primeiro dia contou ainda com a exibição do curta "Contagem", em uma edição do projeto "Paralelas", do grupo Quintais, e com a mesa "Crítica, Narrativas e Culturas Midiáticas".
Confira a programação desta sexta (29):
10h às 13h30 - Mesa: "A Crítica Cultural em Meio ao Caos Informacional", com Raphael Vidigal (O Tempo) e Letícia Leiva (Grupo Galpão)
Mediação de Saulo Rios (UFMG)
14h às 15h30 - Mesa "Crítica e Arte":
- "Sobre crítica de cinema e Realização Cinematográfica: considerações acerca do filme Crítico (Kleber Mendonça Filho, 2008)", com Samuel Paiva (UFSCar)
- "O papel da crítica de arte em circulação midiática", com Sofia Franco Guilherme (FMU/Fiam-Faam) e Eduardo Paschoal (USP)
Mediação: Hila Rodrigues
15h30 às 16h - Pausa para o café
16h às 17h - Baculejo do Disco: audição do álbum "Xande canta Caetano"
Mediação: Pedro Lavigne (UFOP/UFMG)
17h10 às 18h - Rede Metacrítica (reunião avaliativa)