A ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Melissa Luciana de Araújo recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese. A pesquisa intitulada "Sistema alimentar, ambiente alimentar e desfechos para a segurança alimentar e nutricional: um modelo conceitual para o Brasil" foi orientada pela professora do PPGSN Milene Pessoa e coorientada pela pesquisadora Cátia Grisa.
Com o objetivo de criar um modelo conceitual para mostrar uma maior dimensão temática, a tese buscou ir além da segurança alimentar e nutricional. Na pesquisa, a autora aborda questões econômicas, políticas, de gestão pública e relacionadas ao local de trabalho das pessoas como determinantes das escolhas alimentares — sejam boas ou ruins. Melissa conta que a relevância da sua tese se deve ao fato de o Brasil não possuir um modelo conceitual que aproxime áreas mais abrangentes e mostre como essas dimensões repercutem na saúde e nutrição das pessoas.
Na pesquisa, ela traz as mudanças climáticas como pauta que precisa ser incorporada às agendas governamentais, a fim de modificar também as mudanças estruturais nas políticas alimentares e prover um sistema alimentar mais sustentável. Essa emergência climática é um dos fatores determinantes do custo, do acesso e da disponibilidade de alimentos in natura na dieta do brasileiro. "Essas mudanças precisam considerar a forma como as grandes corporações produtoras de alimentos produzem, vendem e distribuem seus produtos, como se relacionam com o meio ambiente e afetam sobremaneira a saúde dos indivíduos", enfatiza.
Além de promover um olhar mais aprofundado sobre a temática, Melissa afirma que o estudo também teve a finalidade de disponibilizar uma ferramenta simples e viável para o gestor público, que fosse derivada dos dados disponíveis no serviço.
Segundo a orientadora da tese, Milene Pessoa, esse reconhecimento é uma evidência da qualidade das pesquisas desenvolvidas e do suporte oferecido aos estudantes. Além disso, ela considera que, para a UFOP, esse é um dos marcos que comemora o sucesso coletivo da Instituição. "Tal honraria ajuda a consolidar a posição da Universidade em rankings acadêmicos e fomenta um ambiente de estímulo a pesquisas de alto impacto", enfatiza.
Para Luciana, o reconhecimento "revalida a escolha pela educação e pelo conhecimento científico aplicado, com o intuito de apresentar soluções reais a temáticas tão desafiadoras, como a segurança alimentar e nutricional".
PRÊMIO CAPES DE TESE - O prêmio reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2023, nas áreas de avaliação definidas pela fundação, que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A 19° edição, publicada em 27 de agosto, contou com 49 trabalhos pré-selecionados como vencedores, além da menção honrosa de outras 97 teses.