O III Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPG Cipharma 2023 com o tema "Tecnologia e Inovação em Ciências Farmacêuticas", que aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, contou com a coordenação científica e organização das professoras da Escola de Farmácia da UFOP, Vanessa Carla Furtado Mosqueira e Andrea Grabe Guimarães.
Houve também a participação e condução de trabalhos pela vice-coordenadora do PPG Cipharma, Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento, e o apoio do colegiado e do coordenador do CiPharma, André Ruela.
Foram apresentados 35 trabalhos no Varal do Conhecimento por meio de banners, todos em língua inglesa, e foram realizadas dez palestras, sendo duas ministradas pelos professores Phillipe Legrand e Benjamim Nottelet, ambos da Faculté de Pharmacie, Université Montpellier na França.
Oito trabalhos científicos apresentados receberam menção honrosa, e o pódio ficou com a UFOP. O primeiro lugar foi para o trabalho da doutoranda Maria Alice de Oliveira, com o título "Development and cellular uptake evaluation of surface-decorated oily-core nanocapsules". Em segundo lugar, foi premiada a estudante Rúbia Castro Fernandes Melo Reis, com o trabalho "Design and synthesis of new antifungal azoles inhibitors of the fungal 14-a-lanosterol demethylase", e o terceiro lugar foi para a mestranda Edymara dos Anjos Oliveira, com o estudo "Investigation of the functional role of lncrna sbf2-as1 in resveratrol therapy in bladder carcinoma cells".
Na categoria Egressos foram contemplados com menção honrosa Thiago Magalhães Gouvea e Renata Tupinambá Branquinho; na categoria Doutorado, Lívia da Cunha Agostini; na categoria Mestrado, Isadora Ansaloni; e na categoria Iniciação Científica, a estudante de Farmácia Aline Mol Hermenegildo.
De acordo com a professora Renata Nascimento, "o Simpósio Internacional foi uma excelente oportunidade para professores e estudantes de pós-graduação da UFOP e da UFMG apresentaram os resultados de suas pesquisas, permitindo trocas de experiências e ricas discussões para a consolidação das parcerias já instituídas e construção de novas".
O evento contou com o financiamento do Programa Capes-Cofecub (Brasil-França).