Ir para o conteúdo

UFOP e Gerdau fecham parceria para pesquisa e desenvolvimento de aço de alta performance

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

O acordo técnico-científico está sendo realizado pelo Grupo de Estudos sobre Fratura de Materiais (GEsFraM), do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet) da Universidade, e pela empresa Gerdau. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de aços ultra-resistentes de alta performance para aplicação no setor de óleo e gás.

Os pesquisadores do GEsFraM fornecerão apoio no desenvolvimento de produto e processo junto à Gerdau, tendo como foco principal o estudo da transformação bainítica. A bainita é um importante constituinte dos aços que pode garantir uma boa relação entre resistência mecânica e tenacidade, caso obtida em condições de processamento bem planejadas.
 
Além de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, a parceria tem um potencial para impactar diretamente os setores econômico e social da comunidade, principalmente na Região dos Inconfidentes. 
 
GEsFraM - Criado em 1993, o Grupo de Estudos sobre Fratura de Materiais atua no ensino, no desenvolvimento de pesquisa e na prestação de serviços na grande área de metalurgia física, com foco na relação estrutura-propriedades e em análises de falhas de estruturas metálicas.
 
GERDAU - A empresa é especialista em produção de aço há 121 anos. Além disso, a multinacional é conhecida por ser uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. 

Veja também

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais