Criado por Nathália Paes em qui, 13/02/2025 - 15:04 | Editado por Patrícia Pereira há 2 horas.
Em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), a estudante da Escola de Farmácia da UFOP Lígia Caroline Glória realiza uma pesquisa para conhecer as características sociodemográficas e de intervenções terapêuticas (medicamentosas ou não) dos menores diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município de Mariana. O trabalho é orientado pelas professoras do Departamento de Farmácia (Defar) Flávia Marinho e Renata do Nascimento.
Os dados obtidos pela pesquisa "Caracterização sociodemográfica e das intervenções terapêuticas em indivíduos menores de 18 anos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município de Mariana - MG" podem contribuir para o planejamento de políticas públicas, além de orientar o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa e extensão para atender as demandas relacionadas a esta população.
Indivíduos menores de idade compõem um dos subgrupos com maior impacto no processo de neurodesenvolvimento, segundo Flávia. A professora ainda acrescenta que "enquanto não ocorrer a caracterização desse grupo, ele permanece de certa forma invisível. Este estudo pretende dar visibilidade a esse grupo e às suas demandas".
Pais ou responsáveis por crianças e jovens menores de 18 anso podem participar da pesquisa respondendo ao
formulário até
28 de fevereiro.