Criado por Amanda Maia em sex, 04/10/2024 - 10:14 | Editado por Regiane Barbosa há 1 mês.
O XII Encontro de Pós-Graduação em História Econômica e a 10ª Conferência Internacional de História Econômica aconteceram em Ouro Preto nos dias 1, 2 e 3 de outubro. Os eventos foram organizados pela Associação Brasileira de História Econômica (ABPHE), que, desde 1993, busca promover a divulgação de trabalhos realizados por estudantes de pós-graduação, pesquisadores e mestres e doutores recentes na área. Foram realizadas mesas-redondas, minicursos, palestras internacionais e sessões de comunicação, entre outras atividades.
De acordo com Daniel do Val Cosentino, docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) e integrante da comissão organizadora dos eventos, foram apresentados ao longo dos três dias cerca de 125 trabalhos acadêmicos. Ele destaca a importância dessa oportunidade para que os estudantes e recém-formados na pós-graduação possam interagir e trocar ideias com outros pesquisadores mais experientes: "Esses congressos também são muito importantes pela rede de contato que é estabelecida entre pessoas de todo o país. Nós temos inscritos que vão desde o Rio Grande do Sul até o Pará, isso faz da troca de conhecimento algo muito importante para melhorar o nosso próprio trabalho, a partir de novos horizontes e perspectivas".
A escolha de Ouro Preto para sediar a 10ª Conferência Internacional de História Econômica é significativa, devido à importância da cidade para a história econômica do Brasil. Segundo a professora Fernanda Faria Silva, coordenadora do PPEA/UFOP, a escolha leva em consideração a própria história de Minas Gerais, já que "sempre tivemos vários ciclos econômicos demográficos sociais, entre eles o ciclo do ouro, fase dos tropeiros que veio junto com o ciclo da mineração, entre tantos processos históricos que perpassam por questões políticas e sociais".
A economista Maria da Conceição Tavares, que faleceu em junho deste ano, foi homenageada, por ser considerada um dos nomes mais importantes para a economia nacional. A mesa-redonda "Maria da Conceição Tavares: mulher, militante e economista", mediada pela professora da Unicamp e vice-presidenta da ABPHE, Milena Fernandes de Oliveira, contou com a participação das professoras Fernanda Cardoso (UFABC) e Hildete Pereira de Melo (UFF), esta última, amiga pessoal da ilustre economista.