A UFOP obteve a aprovação do mestrado acadêmico em Empreendedorismo e Inovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tornando-se o primeiro programa desse tipo no Brasil. O curso será ofertado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) em formato presencial.
O novo Programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação (Propei) foi desenvolvido para atender à demanda por formação especializada na área de empreendedorismo e inovação, com o objetivo de preparar profissionais para atuar em suas comunidades e setores.
O curso vai utilizar workshops, simulações e projetos práticos na capacitação dos alunos para resolver problemas do mercado, além de contribuir com a comunidade local. O mestrado possui área de concentração em Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Regional e três linhas de pesquisa:
- Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Desenvolvimento Econômico;
- Tecnologia, Inovação e Transformação Digital;
- Empreendedorismo Criativo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.
O Programa inclui disciplinas que combinam teoria e prática, buscando desenvolver competências aplicáveis ao mercado. Seu corpo docente conta com professores oriundos de oito departamentos da UFOP com experiência em orientação de teses, dissertações e projetos de iniciação científica.
A professora do Departamento de Administração (Decad) Fernanda Boava coordena o Propei e aponta o trabalho interdisciplinar como peça fundamental para a aprovação do projeto: "A aprovação foi uma conquista muito grande pelo nosso departamento, mas contou com a perspectiva interdisciplinar e apoio de várias outras áreas para que se tornasse viável e possível, como o Direito, a Engenharia de Minas e a Computação. Toda essa proposta interdisciplinar é que dá [a ele] um caráter tão relevante. A proposta de inovar precisa do intercâmbio entre os conhecimentos, porque são várias vertentes que possibilitam essa prática, bem como o empreendedorismo".
Fernanda também destaca o pioneirismo da UFOP e vê como necessário o título de mestre em empreendedorismo. "Fazer uma proposta que fosse aprovada pela Capes no sentido de fornecer um título em Empreendedorismo e Inovação é algo que nos torna especiais, justamente por essa interdisciplinaridade. A gente vê muitos programas que trabalham inovação, mas não focados especificamente, titulando o discente como mestre em Empreendedorismo e Inovação", analisa.
O pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Douglas da Silva Tinti, atesta que o Programa segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ressalta a "inovação" como parte do projeto. "O Programa foi idealizado com características interdisciplinares e em sintonia com o PDI da UFOP. Para a Proppi, a criação do Propei se apresenta como uma oportunidade de complementaridade com as ações desenvolvidas pelos demais programas da UFOP, haja vista o cenário de avaliação para a próxima quadrienal (2025-2028), na qual a inovação se apresenta como um novo e, por vezes, desconhecido critério para muitos programas", explica.
Douglas complementa que o curso vai beneficiar também servidores que pretendem se aperfeiçoar. "Ter na UFOP um Programa que se dedicará à temática certamente será um ponto forte para nossa Instituição", conclui.
O Propei conta com parcerias com o Instituto Tecnológico Vale (ITV), a Efí Bank e a Embrapii UFOP Escola de Minas.