Ir para o conteúdo

UFOP tem aprovação da Capes para primeiro mestrado sobre empreendedorismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A UFOP obteve a aprovação do mestrado acadêmico em Empreendedorismo e Inovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tornando-se o primeiro programa desse tipo no Brasil. O curso será ofertado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) em formato presencial. 
 
O novo Programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação (Propei) foi desenvolvido para atender à demanda por formação especializada na área de empreendedorismo e inovação, com o objetivo de preparar profissionais para atuar em suas comunidades e setores. 
 
O curso vai utilizar workshops, simulações e projetos práticos na capacitação dos alunos para resolver problemas do mercado, além de contribuir com a comunidade local. O mestrado possui área de concentração em Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Regional e três linhas de pesquisa:
 
- Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Desenvolvimento Econômico;
- Tecnologia, Inovação e Transformação Digital;
- Empreendedorismo Criativo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.
 
O Programa inclui disciplinas que combinam teoria e prática, buscando desenvolver competências aplicáveis ao mercado. Seu corpo docente conta com professores oriundos de oito departamentos da UFOP com experiência em orientação de teses, dissertações e projetos de iniciação científica.
 
A professora do Departamento de Administração (Decad) Fernanda Boava coordena o Propei e aponta o trabalho interdisciplinar como peça fundamental para a aprovação do projeto: "A aprovação foi uma conquista muito grande pelo nosso departamento, mas contou com a perspectiva interdisciplinar e apoio de várias outras áreas para que se tornasse viável e possível, como o Direito, a Engenharia de Minas e a Computação. Toda essa proposta interdisciplinar é que dá [a ele] um caráter tão relevante. A proposta de inovar precisa do intercâmbio entre os conhecimentos, porque são várias vertentes que possibilitam essa prática, bem como o empreendedorismo".
 
Fernanda também destaca o pioneirismo da UFOP e vê como necessário o título de mestre em empreendedorismo. "Fazer uma proposta que fosse aprovada pela Capes no sentido de fornecer um título em Empreendedorismo e Inovação é algo que nos torna especiais, justamente por essa interdisciplinaridade. A gente vê muitos programas que trabalham inovação, mas não focados especificamente, titulando o discente como mestre em Empreendedorismo e Inovação", analisa.
 
O pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Douglas da Silva Tinti, atesta que o Programa segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ressalta a "inovação" como parte do projeto. "O Programa foi idealizado com características interdisciplinares e em sintonia com o PDI da UFOP. Para a Proppi, a criação do Propei se apresenta como uma oportunidade de complementaridade com as ações desenvolvidas pelos demais programas da UFOP, haja vista o cenário de avaliação para a próxima quadrienal (2025-2028), na qual a inovação se apresenta como um novo e, por vezes, desconhecido critério para muitos programas", explica.
 
Douglas complementa que o curso vai beneficiar também servidores que pretendem se aperfeiçoar. "Ter na UFOP um Programa que se dedicará à temática certamente será um ponto forte para nossa Instituição", conclui.
 
O Propei conta com parcerias com o Instituto Tecnológico Vale (ITV), a Efí Bank e a Embrapii UFOP Escola de Minas.
 

 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais