Ir para o conteúdo

Unidade Embrapii da UFOP assina contrato com a Samarco para projetos sobre utilização do rejeito de minério

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
Após o credenciamento como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) com atuação na área de Mineração Sustentável, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) firmou acordo com a mineradora Samarco com o objetivo de desenvolver estudos para fornecer uma melhor utilização do rejeito arenoso de minério de ferro na cadeia produtiva da construção civil. O contrato foi firmado por meio da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep).
 
A UFOP vai definir o padrão de composição do rejeito de minério a ser aplicado na produção de pré-moldados e alvenaria fabricados a partir de rejeitos arenosos. Entre os projetos previstos pela iniciativa está a destinação do material produzido à fabricação de blocos que serão aplicados na pavimentação da estrada da Purificação, que liga o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto.
 
A parceria foi firmada em outubro deste ano e marca o primeiro projeto a ser desenvolvido pela unidade da UFOP, quase um ano após a Instituição ser selecionada para atuar como parte da Embrapii. Na ocasião, a unidade foi nomeada como "Sustentabilidade da Mineração" e teria atuação em três linhas de pesquisa: Operação Sustentável de Mina; Processos Sustentáveis na Mineração; e Tratamento e Manejo Sustentável de Resíduos na Mineração.
 
Parte importante da realização da parceria com a Samarco se deve ao trabalho do Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos (Reciclos - CNPq), com o envolvimento do Laboratório de Materiais e Construção (lmc²), do Departamento de Engenharia Civil (Deciv) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Propec). A equipe tem desenvolvido tecnologias e soluções para reaproveitamento de rejeitos de grande geração da mineração e siderurgia desde 2006.
 
O professor do Propec Ricardo Fiorotti entende que as interações entre a Universidade e o setor produtivo são "fundamentais para a consolidação dos laboratórios da UFOP, bem como para as ações dedicadas à melhor formação em nível de graduação (iniciação científica) e pós-graduação". O professor também destaca a importância da parceria da Embrapii com a Samarco como sendo uma "iniciativa que subsidia ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia capazes de levar às comunidades todo o desenvolvimento científico instalado na Universidade".
 
A parceria prevê também a avaliação do aproveitamento do rejeito arenoso de minério em outras áreas, a depender da viabilidade técnica e do potencial econômico.

Fotos: Livia Ferreira

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais