Ir para o conteúdo

Uso do IPTU na educação municipal de Mariana é tema de pesquisa de mestrado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sílvio Lúcio
A dissertação "Análise da Potencialidade do Iptu para o Financiamento da Educação Municipal: o Caso de Mariana" foi desenvolvida por Welington Oliveira no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP (PPGE), sob a orientação da professora Maria do Rosário Figueiredo Tripodi, dentro do programa "A Pós Conversa com os Municípios". 
 
O estudo partiu da necessidade de compreender a origem dos recursos, as capacidades técnicas e humanas do município e como os impostos locais são utilizados na educação básica.
 
O autor realizou um percurso histórico do financiamento da educação pública no Brasil e a sua trajetória dentro das Constituições Federais, uma revisão da literatura e da legislação e uma análise de bancos de dados do IBGE, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e dos portais da transparência municipal, estadual e federal. A análise desses dados mostrou que a arrecadação do IPTU em Mariana, por exemplo, teve uma inadimplência média de 31,34% entre 2017 e 2019, levando a um menor repasse à educação.
 
Na prática, os resultados do estudo mostram que o município de Mariana possui fragilidades institucionais em relação à arrecadação de IPTU. "As Pesquisas de Informações Básicas Municipais do IBGE dos anos de 2015 e 2019 mostraram que o município precisa avançar em torno da legislação, pois não contém uma série de ferramentas relacionadas à arrecadação", explica Welington.  
 
"Fazer essa pesquisa contribuiu para a minha formação cidadã, melhorando a minha percepção em torno das políticas públicas e do orçamento público, me ajudando no ofício como professor", conta Welington, que agradece também à professora orientadora pelo zelo e pelos resultados conquistados com o trabalho. 
 
A professora Maria do Rosário expressa a importância do estudo para a comunidade. "À medida que as pesquisas buscam responder às demandas da sociedade, em termos de propostas cientificamente elaboradas para as políticas educacionais, como é o caso, penso que a Instituição está cumprindo seu papel, inclusive de inserção social". 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais