Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Natália Fraga de Oliveira ministra o minicurso “Wikipédia em Chave de Gêneros”, realizado pelo projeto “Mais Teoria da História na Wiki". A atividade é desenvolvida em conjunto com a mestra em Gestão de Informação pela Universidade de São Paulo (USP) Stela Madruga e com a professora da pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Maria Emília Vasconcelos.
Realizado de forma assíncrona e gratuita, entre os dias 10 de julho e 29 de agosto, o minicurso aborda as lacunas de gênero e sexualidade na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons, buscando ampliar a representação de temas como gênero, sexualidade, raça e epistemologias do Sul Global. A iniciativa também busca estimular a participação de grupos minorizados no campo da Teoria da História. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho.
APOIO FINANCEIRO - Além dos materiais de leitura e das atividades práticas que terão o acompanhamento das ministrantes, aprofundando o conhecimento sobre a temática, o minicurso também possibilita a criação de projetos e atividades que preencham esses espaços. Os concluintes do minicurso poderão receber acompanhamento e apoio financeiro de até R$500 para implementar uma atividade local com base nos conteúdos desenvolvidos durante a formação.
A doutoranda da UFOP atua como professora da Escola Estadual Floriano Witt, em Resplendor (MG), onde realizou uma atividade com os alunos do local, em março deste ano, sobre o tema. A proposta teve como objetivo discutir lacunas de gênero e raça nos projetos Wikimedia, com ênfase na inserção de informações sobre mulheres pretas brasileiras no banco de dados.
Durante o semestre letivo, os estudantes foram introduzidos a noções básicas sobre a Wikipédia, aprenderam a editar na plataforma Wikidata, assim como a utilizar o Wikidata Query Service, ferramenta que permite fazer buscas complexas nos dados estruturados. As atividades foram sempre acompanhadas de reflexões sobre representatividade e equidade. A ação contou com o apoio de pessoas do "Projeto Mais Teoria da História na Wiki" e do voluntário Rafael Ghidini, que colaboraram nas oficinas formativas e no suporte.
Além de contribuir com dados sobre biografias sub-representadas, a atividade envolveu os estudantes em práticas de letramento digital e organização de informação, conectando conteúdos curriculares a debates sobre desigualdades na produção de conhecimento. A iniciativa se articula com a pesquisa desenvolvida por Natália na UFOP, evidenciando as possibilidades de aproximação entre universidade, escola e plataformas colaborativas.
No minicurso “Wikipédia em Chave de Gêneros”, a doutoranda compartilha os caminhos e desafios dessa experiência, com foco em discutir como o Wikidata pode ser utilizado de forma crítica em contextos diversos, promovendo, assim, discussões sobre inclusão digital, representação e justiça epistêmica.