Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Doutoranda ministra minicurso que aborda desigualdades de gênero e raça no Wikidata e na Wikipédia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Banner com informações sobre o evento.
Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Natália Fraga de Oliveira ministra o minicurso “Wikipédia em Chave de Gêneros”, realizado pelo projeto “Mais Teoria da História na Wiki". A atividade é desenvolvida em conjunto com a mestra em Gestão de Informação pela Universidade de São Paulo (USP) Stela Madruga e com a professora da pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Maria Emília Vasconcelos.
 
Realizado de forma assíncrona e gratuita, entre os dias 10 de julho e 29 de agosto, o minicurso aborda as lacunas de gênero e sexualidade na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons, buscando ampliar a representação de temas como gênero, sexualidade, raça e epistemologias do Sul Global. A iniciativa também busca estimular a participação de grupos minorizados no campo da Teoria da História. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho.
 
 
APOIO FINANCEIRO - Além dos materiais de leitura e das atividades práticas que terão o acompanhamento das ministrantes, aprofundando o conhecimento sobre a temática, o minicurso também possibilita a criação de projetos e atividades que preencham esses espaços. Os concluintes do minicurso poderão receber acompanhamento e apoio financeiro de até R$500 para implementar uma atividade local com base nos conteúdos desenvolvidos durante a formação.
 
A doutoranda da UFOP atua como professora da Escola Estadual Floriano Witt, em Resplendor (MG), onde realizou uma atividade com os alunos do local, em março deste ano, sobre o tema. A proposta teve como objetivo discutir lacunas de gênero e raça nos projetos Wikimedia, com ênfase na inserção de informações sobre mulheres pretas brasileiras no banco de dados. 
 
Durante o semestre letivo, os estudantes foram introduzidos a noções básicas sobre a Wikipédia, aprenderam a editar na plataforma Wikidata, assim como a utilizar o Wikidata Query Service, ferramenta que permite fazer buscas complexas nos dados estruturados. As atividades foram sempre acompanhadas de reflexões sobre representatividade e equidade. A ação contou com o apoio de pessoas do "Projeto Mais Teoria da História na Wiki" e do voluntário Rafael Ghidini, que colaboraram nas oficinas formativas e no suporte. 
 
Além de contribuir com dados sobre biografias sub-representadas, a atividade envolveu os estudantes em práticas de letramento digital e organização de informação, conectando conteúdos curriculares a debates sobre desigualdades na produção de conhecimento. A iniciativa se articula com a pesquisa desenvolvida por Natália na UFOP, evidenciando as possibilidades de aproximação entre universidade, escola e plataformas colaborativas.
 
No minicurso “Wikipédia em Chave de Gêneros”, a doutoranda compartilha os caminhos e desafios dessa experiência, com foco em discutir como o Wikidata pode ser utilizado de forma crítica em contextos diversos, promovendo, assim, discussões sobre inclusão digital, representação e justiça epistêmica. 

Veja também

11 Julho 2025

As vagas são para estudantes da área de ciências e afins, para o semestre 25.2 da pós, com início em...

Leia mais

17 Junho 2025

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil abre inscrições para a segunda seleção de 2025 para o mestrado e o...

Leia mais

16 Junho 2025

O Centro de Línguas e Culturas (Clic) da UFOP abre inscrições para teste de proficiência em língua inglesa voltado para...

Leia mais

16 Junho 2025

Alinhado aos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Programa de...

Leia mais