Criado por Chico Daher em qui, 22/02/2024 - 15:34 | Editado por Patrícia Pereira há 10 meses.
A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal brasileira, não apenas para garantir sua existência como patrimônio da sociedade, mas também para promover um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. Reconhecemos plenamente o papel crucial desempenhado por esses profissionais na promoção da excelência acadêmica, no suporte administrativo e no funcionamento eficiente de nossas instituições.
A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto expressa seu firme apoio à valorização da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Os TAEs desempenham um papel fundamental como pilares essenciais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, contribuindo significativamente para o cumprimento da missão educacional e institucional da universidade.
É imperativo reconhecer o trabalho diligente e dedicado dos TAEs, que garante um ambiente propício ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de fornecer suporte fundamental aos docentes e discentes.
Nesse sentido, manifestamos nosso apoio à justa reivindicação de nossos servidores pela reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), que se encontra defasado. Além disso, ressaltamos a urgência da realização de novos concursos e do descongelamento das carreiras bloqueadas pelo Decreto nº 10.185/2019.
Acreditamos que tais medidas são fundamentais para promover a equidade, a valorização e o desenvolvimento profissional de nossos técnicos em Educação, contribuindo para a construção de uma universidade mais forte e inclusiva.
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Junior – Vice-reitor