Em sessão solene ocorrida na noite desta quarta (26), foi realizada a transmissão de cargo para o novo reitor e a nova vice-reitora da UFOP, professor Luciano Campos da Silva e professora Roberta Eliane Santos Fróes, juntamente com a posse dos pró-reitores e de toda a equipe da nova gestão para o quadriênio 2025-2029. O evento aconteceu no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes do governo federal e integrantes da comunidade acadêmica. A decana do Conselho Universitário (Cuni), professora Keila Deslandes, representando todos os conselheiros na mesa de honra, abriu a cerimônia.
Reitora da UFOP durante dois mandatos (2017-2025), a professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima destacou que, ao encerrar essa gestão, não celebra apenas as conquistas alcançadas, mas também o fato de ter honrado a força e o compromisso coletivo da comunidade acadêmica: "Com muitas entregas que transformaram a nossa Instituição, deixo um legado e espero que inspire futuras gerações, principalmente as mulheres".
Nesse mesmo sentido, o vice-reitor durante as duas últimas gestões, Hermínio Nalini Arias, afirmou que o trabalho da Universidade é contínuo e que cada geração de gestores, professores, técnicos e estudantes tem a responsabilidade de dar o seu melhor para que a Instituição continue crescendo e cumprindo sua missão. "Este é um lugar de permanente transformação, e é com essa visão que seguimos em frente", acrescentou.
Entre as personalidades destacadas, esteve a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo Tripodi, representando o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. Professora do Departamento de Educação da UFOP, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a secretária mencionou a importância da representatividade e simbologia da nova reitoria. Ela ainda lembrou que é dever da Universidade "reconstruir e construir, para devolver à sociedade tudo que nela é investido", como uma espécie de débito simbólico.
Como primeiro reitor externo ao Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, Luciano destacou a necessidade de integração entre todos os Campi, assim como entre a Universidade e as comunidades externas, reafirmando o compromisso com o tripé ensino, pesquisa e extensão. Durante seu discurso, ele repassou brevemente sua trajetória dentro e fora da academia, enfatizando o papel da educação como agente transformadora em sua vida e a honra de assumir este cargo. Além disso, agradeceu a todas as pessoas que fizeram parte da campanha e a todos os gestores que ajudaram a construir a história da UFOP ao longo dos anos, reforçando que "ninguém começa nada do zero, e a Universidade de hoje é resultado do trabalho coletivo de décadas".
A professora Célia Maria Nunes, vice-reitora da Universidade na gestão 2013-2017 e primeira mulher em um cargo de gestão superior na UFOP, fez uma homenagem ao professor Luciano relembrando seu percurso desde quando começou a dar aulas na educação básica, ainda aos 18 anos. Os dois atuaram juntos no Departamento de Educação do ICHS.
Em um comovente discurso, Roberta falou de seus laços com a Universidade e com a cidade de Ouro Preto — enquanto lar e berço da liberdade. Ela também reconheceu as dificuldades a serem enfrentadas por ser uma mulher e pesquisadora em um espaço de poder, com questionamentos de sua capacidade, habilidades e experiências, "como se estivesse ali apenas como uma pauta ou para cumprir uma cota". Mas, em citação à cantora Nina Simone, declarou que "liberdade é não ter medo".
Roberta reafirmou seu papel de resistência e referência "para cada menina negra que ousar sonhar fora do estereótipo socialmente projetado para ela, para que meninos e meninas possam olhar para você e perceber que eles também podem, que esse lugar também é para eles".
Mesmo que já estejam ratificados nos cargos e exercendo as funções, os novos gestores da UFOP ainda serão empossados em uma cerimônia oficial, sem data definida, a ser realizada em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana.