Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Nova reitoria da UFOP é empossada em cerimônia especial no Centro de Convenções

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Adrielle Ferreira
Com: 
João Henrique Ribeiro
Em sessão solene ocorrida na noite desta quarta (26), foi realizada a transmissão de cargo para o novo reitor e a nova vice-reitora da UFOP, professor Luciano Campos da Silva e professora Roberta Eliane Santos Fróes, juntamente com a posse dos pró-reitores e de toda a equipe da nova gestão para o quadriênio 2025-2029. O evento aconteceu no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes do governo federal e integrantes da comunidade acadêmica. A decana do Conselho Universitário (Cuni), professora Keila Deslandes, representando todos os conselheiros na mesa de honra, abriu a cerimônia.  
 

foto_33_1.jpg

Clara Lamacié
Transmissão do cargo de reitor e vice-reitora
 
Reitora da UFOP durante dois mandatos (2017-2025), a professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima destacou que, ao encerrar essa gestão, não celebra apenas as conquistas alcançadas, mas também o fato de ter honrado a força e o compromisso coletivo da comunidade acadêmica: "Com muitas entregas que transformaram a nossa Instituição, deixo um legado e espero que inspire futuras gerações, principalmente as mulheres".
 
Nesse mesmo sentido, o vice-reitor durante as duas últimas gestões, Hermínio Arias Nalini, afirmou que o trabalho da Universidade é contínuo e que cada geração de gestores, professores, técnicos e estudantes tem a responsabilidade de dar o seu melhor para que a Instituição continue crescendo e cumprindo sua missão. "Este é um lugar de permanente transformação, e é com essa visão que seguimos em frente", acrescentou.
 
Entre as personalidades destacadas, esteve a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo Tripodi, representando o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. Professora do Departamento de Educação da UFOP, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a secretária mencionou a importância da representatividade e simbologia da nova reitoria. Ela ainda lembrou que é dever da Universidade "reconstruir e construir, para devolver à sociedade tudo que nela é investido", como uma espécie de débito simbólico. 
 

foto_38_1.jpg

Clara Lamacié
Reitor Luciano Campos empossa Roberta Fróes
 
Como primeiro reitor externo ao Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, Luciano destacou a necessidade de integração entre todos os Campi, assim como entre a Universidade e as comunidades externas, reafirmando o compromisso com o tripé ensino, pesquisa e extensão. Durante seu discurso, ele repassou brevemente sua trajetória dentro e fora da academia, enfatizando o papel da educação como agente transformadora em sua vida e a honra de assumir este cargo. Além disso, agradeceu a todas as pessoas que fizeram parte da campanha e a todos os gestores que ajudaram a construir a história da UFOP ao longo dos anos, reforçando que "ninguém começa nada do zero, e a Universidade de hoje é resultado do trabalho coletivo de décadas". 
 
A professora Célia Maria Nunes, vice-reitora da Universidade na gestão 2013-2017 e primeira mulher em um cargo de gestão superior na UFOP, fez uma homenagem ao professor Luciano relembrando seu percurso desde quando começou a dar aulas na educação básica, ainda aos 18 anos. Os dois atuaram juntos no Departamento de Educação do ICHS.
 
Em um comovente discurso, Roberta falou de seus laços com a Universidade e com a cidade de Ouro Preto — enquanto lar e berço da liberdade. Ela também reconheceu as dificuldades a serem enfrentadas por ser uma mulher e pesquisadora em um espaço de poder, com questionamentos de sua capacidade, habilidades e experiências, "como se estivesse ali apenas como uma pauta ou para cumprir uma cota". Mas, em citação à cantora Nina Simone, declarou que "liberdade é não ter medo".
 
Roberta reafirmou seu papel de resistência e referência "para cada menina negra que ousar sonhar fora do estereótipo socialmente projetado para ela, para que meninos e meninas possam olhar para você e perceber que eles também podem, que esse lugar também é para eles".
 
Mesmo que já estejam ratificados nos cargos e exercendo as funções, os novos gestores da UFOP ainda serão empossados em uma cerimônia oficial, sem data definida, a ser realizada em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana.
 
 

design_sem_nome_1.jpg

Adrielle Ferreira
Comunidade acadêmica e familiares dos empossados
 
Veja a matéria produzida pela TV UFOP sobre o evento:
 
 
A transmissão também está disponível:
 
 

Veja também

12 Maio 2025

assembleia_universitaria_-_destaque.png NPG A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto convoca toda a comunidade acadêmica para uma Assembleia Universitária a...

Leia mais

9 Maio 2025

O reitor da UFOP Luciano Campos recebeu integrantes da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), nesta sexta (9), com o...

Leia mais

19 Fevereiro 2025

Após conclusão de uma análise realizada pela Coordenadoria de Convênios (Cecon) sobre instrumentos onerosos pactuados pela Universidade com a Fundação...

Leia mais

22 Janeiro 2025

Acompanhe, ao vivo, à transmissão do Seminário “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção da Equidade de Gênero nas Universidades...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.