O projeto Previna, coordenado pela professora do Departamento de Análises Clínicas (DEACL) Isabela Neves, vai realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Além disso, em parceria com o projeto, o Programa de Saúde da Família (PSF) da USB Bauxita realizará o cadastramento de estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS), no campus Morro do Cruzeiro. A ação acontece na próxima terça e quinta (12 e 14), das 11h às 14h e das 17h30 às 21h.
A coleta será feita na fila do Restaurante Universitário (RU) e a entrega dos resultados em uma sala em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). Já o cadastramento no SUS de Ouro Preto será realizado na antiga instalação do banco Santander. Para participar da ação é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência em Ouro Preto.
A campanha de testagem de HIV se deve a uma constatação do aumento do número de novos casos no Brasil e, particularmente, na cidade de Ouro Preto. Os registros do dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado no município. Segundo a coordenadora do Previna, é de extrema importância a prevenção do HIV porque, apesar dos avanços, ele permanece sendo uma doença sem cura. “Hoje em dia tem tratamento, mas o ideal é não se infectar e, principalmente, não transmitir. Então é muito importante conhecer as estratégias de prevenção e realizar as testagens” explica Isabela.
Já o cadastro dos estudantes no SUS de Ouro Preto se deve à mudança de entendimento sobre o enquadramento da população de estudantes, que acabam utilizando a estrutura quando não são cadastrados, assim, não revertendo em recurso para o sistema de saúde local. O projeto também busca cadastrar os alunos para que eles tenham acesso ao sistema de saúde universal e gratuito no município.
Além dessa campanha, o Previna tem dois pontos no município que realizam a testagem do HIV. No Laboratório de Análises Clínicas, localizado no centro da cidade, a testagem é realizada toda segunda e terça-feira, das 7h30 às 16h. Já no Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ (CRA LGBT+), no bairro Antônio Dias, acontece todas às quartas-feiras das 8h às 12h. Não é necessário realizar agendamento, apenas apresentar um documento com foto.