O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) informa que o Centro de Saúde da UFOP disponibiliza serviços sociais para servidores. Apesar de estar disponível para toda a comunidade acadêmica, um projeto de intervenção proposto pela aluna do Serviço Social Milena Amorim apontou que existe a necessidade de divulgação, entre os servidores da Universidade, dos serviços disponibilizados na UBS Bauxita.
De acordo com o projeto, a maioria dos atendimentos e/ou acolhimentos realizados pela assistente social ocorre por meio de encaminhamentos feitos pela própria equipe, pela chefia ou por outros colegas de trabalho que conhecem o serviço e orientam os usuários a procurá-lo. Entretanto, é raro que os próprios usuários busquem o serviço de forma espontânea e independente.
A assistência visa apoiar as demandas das perícias médicas, das chefias imediatas, dos psicólogos e dos próprios servidores ou alunos. O serviço é disponibilizado inclusive para visitas domiciliares com transporte institucional, quando necessário. Na unidade, o trabalho da assistente social do Siass inclui funções como:
1. emitir parecer social visando à análise dos aspectos sociais que interferem na situação de saúde do servidor e/ou de pessoa da família, considerando a autonomia profissional na definição de instrumentos técnicos como visitas e entrevistas;
2. conhecer os indicadores socioprofissional, econômico, cultural, dentre outros, dos servidores em tratamento de saúde, utilizando instrumentos técnicos como entrevistas, visitas e pesquisas sociais;
3. proceder à avaliação social para subsidiar o estudo do caso em análise;
4. realizar atendimento ao servidor e sua família, por meio de orientação social nas questões relacionadas à saúde, visando à inserção dos mesmos em ações e programas desenvolvidos pela Instituição, assim como realizar encaminhamento aos recursos sociais disponíveis na comunidade;
5. orientar sobre os direitos sociais do servidor;
6. proceder à avaliação social para subsidiar a decisão pericial sobre a presença indispensável do servidor em caso de licença para tratamento de pessoa da família.
Caso o servidor tenha necessidade destes serviços, ele pode entrar em contato com a assistente social através do e-mail:
ssocial.claudia@ufop.edu.br.