Ir para o conteúdo

Candidatos a vagas na UFOP devem ficar atentos às mudanças no SiSU

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem de mulher de olhos fechados, sorrindo, com o texto Escolha UFOP
A partir deste ano, entram em vigor algumas alterações no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que estudantes utilizam para concorrer às vagas nos cursos de graduação em grande parte das instituições de ensino superior de todo o Brasil. 
 
Em 2024, o SiSU terá edição única. Diferentemente de outras edições, quando também ocorria uma etapa de inscrições no meio do ano para cursos iniciados no segundo semestre, esta única edição vai servir para selecionar os estudantes tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre do ano. Essa medida já era adotada por algumas universidades que participam do sistema, que ofereciam todas as suas vagas já na primeira edição do SiSU do ano e não participavam do processo para o segundo semestre.
 
Os candidatos vão poder se inscrever em até duas opções de cursos, seja na mesma instituição ou em duas instituições diferentes. Com apenas um processo seletivo no ano, é preciso pensar bem na escolha de cursos, uma vez que não é possível concorrer novamente na metade do ano. 
 
CADASTRO SOCIOECONÔMICO - Outra mudança se refere ao preenchimento do cadastro socioeconômico, que vai coletar dados sobre renda familiar, pertencimento étnico-racial, deficiência, conclusão do ensino médio, entre outros. Essas informações vão formar o perfil dos candidatos e determinar sua melhor classificação no processo seletivo. 
 
As listas de espera vão continuar. Assim, os candidatos não convocados na chamada regular do SiSU vão poder se inscrever nessa lista, indicando uma das duas opções para continuar aguardando vaga na instituição.
 
RENDA FAMILIAR E QUILOMBOLAS - A nova lei também trouxe mudanças na política de cotas das instituições federais de ensino superior. O valor da renda familiar foi reduzido para até 1 (um) salário mínimo per capita para as cotas de baixa renda e haverá cotas para quilombolas. Da quantidade total de vagas destinadas a estudantes que tenham concluído e cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, haverá reservas de vagas para negros (pretos ou pardos), quilombolas e indígenas e para pessoas com deficiência. A oferta será proporcional à representação dessas populações nos estados, de acordo com dados mais recentes do Censo do IBGE. O último Censo foi realizado em 2022.
 
A nova lei determina também que os candidatos inscritos para as cotas concorram, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. Assim, a ocupação das vagas se iniciará pelas vagas de ampla concorrência, convocando os melhores classificados nos cursos. Com essa medida, um estudante com nota suficiente para ser aprovado em ampla concorrência será aprovado nesta categoria, mesmo tendo direito a concorrer em alguma categoria de cota. Dessa forma, o sistema limita as vagas de cotas a quem realmente precisa.
 
Nesta edição do SiSU, vão ser ofertadas 264.254 vagas para diversos cursos de 127 instituições participantes. A UFOP lançou o edital do SiSU no final de dezembro. São 2.799 vagas. Acesse
 
As inscrições para o SiSU - edição única de 2024 acontecem de 22 a 25 de janeiro. O resultado está previsto para 30 de janeiro. As matrículas ocorrem entre 1º e 7 de fevereiro. Antes da inscrição, os candidatos devem consultar o edital do processo seletivo e ficar atentos ao cronograma de chamadas e matrículas.
 
Saiba mais sobre as mudanças na política de cotas das instituições federais de ensino superior: Cotas pra quem? Veja o que mudou!
 
 

Confira a matéria da TV UFOP que fala sobre as mudanças no SiSU:

Em entrevista, o pró-reitor de Graduação, Adilson Pereira dos Santos, e o adjunto, Clézio Roberto Gonçalves, explicaram o que mudou na Lei de Cotas. Assista:

Veja também

16 Maio 2024

Já está disponível o edital Prograd nº 39/2024 , referente à segunda chamada para matrículas dos cursos com entrada no...

Leia mais

18 Março 2024

Já está disponível o Edital Prograd nº 21/2024, referente a terceira chamada para matrículas dos cursos com entrada no 1º...

Leia mais

7 Março 2024

Já está disponível o Edital Prograd nº 18/2024 , referente à segunda chamada para matrículas dos cursos com entrada no...

Leia mais

23 Fevereiro 2024

sisu_2024-1_-_destaque.png Confira a lista de espera . A lista relaciona os candidatos que se inscreveram no SiSU e aguardam vaga...

Leia mais