Ir para o conteúdo

Professor e compositor Rufo Herrera ministra aula sobre bandoneón na música clássica e contemporânea

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fábio Augusto Carvalho
Rufo falou sobre as origens e características deste instrumento, criado na Alemanha. Inicialmente, era usado em músicas religiosas, pois só havia transcrições para liturgia. Com o passar do tempo, os adeptos do bandoneón que não conheciam os métodos alemães para seu uso inventaram técnicas e o testaram em algumas obras.
 
Imigrantes europeus levaram o instrumento para a Argentina, onde se popularizou e se tornou um dos símbolos da música nacional, especialmente no tango. Por meio de músicos como Alejandro Barletta, Marino Rivero, Astor Piazzola e o próprio Rufo, o bandoneón foi introduzido na música de concerto e se estendeu para a música clássica e contemporânea.
 
O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no Departamento da Escola de Música (DEMUS). Rufo, que é professor da UFOP e concilia a agenda de apresentações com as atividades pedagógicas, é doutor Honoris Causa e um dos fundadores da Orquestra Ouro Preto.
 
Ruffo contou com o apoio de dois convidados: Otto Hanriot que, como compositor ganhou o prêmio Palmaz Vineyard Tango Composition Competition, em 2010, por sua obra para o quarteto de cordas Vino Antiguo; e Francisco César, que teve aulas de bandoneón no Conservatório Superior Manuel de Falla, em Buenos Aires.
 
O professor e seus convidados apresentaram algumas obras, entre elas, a mais recente composição de Rufo, Variações Ad Libitum (2017) composta para trio de bandoneón.
 
Mais fotos no flickr.
 

rufoeconvidados.jpg

Fábio Augusto Carvalho

Veja também

15 Agosto 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do projeto de extensão "Alimentando o futuro: geração de trabalho e...

Leia mais

13 Agosto 2024

Montada por três ex-alunas do curso de Artes Cênicas da UFOP, a peça Velhas Safadas será apresentada nesta sexta (16),...

Leia mais

13 Agosto 2024

O Cine Vila Rica exibirá no próximo sábado (17), às 18h, o filme "A Estação", da diretora mineira Cristina Maure...

Leia mais

8 Agosto 2024

A Ouvidoria Feminina da UFOP, coordenada pela professora Flávia Máximo, vai receber uma homenagem pelos serviços prestados de acolhimento a...

Leia mais