Criado por Fernanda Walmer em qua, 17/07/2019 - 16:26 | Editado por Revisão de Texto há 5 anos.
O evento contou com palestras, painéis temáticos, minicursos e oficinas relacionados às políticas públicas das áreas sociais, econômicas e ambientais e voltados ao desenvolvimento sustentável das cidades históricas. O Fórum aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, e teve a participação de palestrantes e debatedores da UFOP e outros centros de ensino, além de representantes de prefeituras, órgãos estaduais e outras entidades governamentais e não governamentais.
O professor Paulo de Castro Vieira, coordenador técnico do Fórum, explica que o evento tem como proposta contribuir com a formulação de políticas públicas nos municípios de Minas Gerais. Ele conta que o evento gerou algumas contribuições para comunidades, órgãos e pessoas relacionados ao tema: "Vamos gerar uma carta-manifesto endossada a todas essas entidades e às demais que se relacionam com a causa. Outra contribuição foi através de capacitações, oferecemos oito minicursos e oficinas sobre a temática, além de uma visita técnica guiada. E a terceira é um levantamento que estamos fazendo — já apresentado nesta edição — que é o observatório do desenvolvimento sustentável das cidades históricas, onde apresentamos informações sobre indicadores de desenvolvimento sustentável nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais das cidades, apontando o caminho de evolução desses indicadores e das políticas públicas ao longo do tempo".
A ação foi idealizada pela UFOP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e de alguns departamentos, em parceria com a Cátedra Unesco Águas, Mulheres e Desenvolvimento e com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.