A ouvidoria é um canal para o usuário apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre o usuário e a Administração Pública (órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos pelo Fala.BR, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.
As manifestações dos tipos Simplifique, Sugestão, Elogio, Solicitação, Reclamação e Pedido de Acesso necessitam da realização de cadastro no sistema (login e senha).
Já a Denúncia pode ser realizadas tanto mediante cadastro como de forma anônima. O manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da ouvidoria para sua manifestação. Esse tipo de manifestação é tratado como comunicação de irregularidade, nos termos do Decreto nº 9.492/2018.
Ouvidor da Universidade Federal de Ouro Preto:
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A Universidade Federal de Ouro Preto possui também uma ouvidoria própria que institui normas e procedimentos a serem adotados para casos de violência contra a mulher no âmbito da Universidade, ou seja, compreende os limites geográficos da Instituição, os locais de desenvolvimento de atividades acadêmicas, os locais de convivência acadêmica e as moradias universitárias.
A UFOP é a segunda Universidade Federal a apresentar uma resolução para casos de violência contra a mulher. Na Instituição, o órgão responsável por receber as denúncias e atender às demandas específicas será a Ouvidoria Feminina Athenas.
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Fala.BR ou pelo e-mail ouv.feminanaufop.sico@ufop.edu.br. Acesse também a cartilha da Ouvidoria Feminina da UFOP.
1. Relatórios de Ouvidorias:
- Relatório das atividades do Serviço de Informações ao Cidadão e Ouvidoria 2024. Acesse.
- Relatório das atividades do Serviço de Informações ao cidadão e Ouvidoria 2023. Acesse.
- Relatório das atividades do Serviço de Informações ao Cidadão e Ouvidoria 2022. Acesse.
Resolução Cuni que aprova os relatórios de Ouvidorias de 2022 a 2024. Acesse.
2. Formas de Atendimento da Ouvidoria:
a) e-mail: ouvidoria@ufop.edu.br
b) tel.: (31) 3559-1210
c) presencialmente: Prédio da Reitoria, localizada na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 122, Pilar, Ouro Preto.
3. Endereço Físico: Prédio da Reitoria, localizada na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 122, Pilar, Ouro Preto.
4. Horários de Atendimento: das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
5. Quer saber como andam as Ouvidorias? Acesse o Painel Resolveu.
6. Equipe da Ouvidoria:
a) Lílian Aparecida da Costa - Ouvidora (Portaria Reitoria nº 328, de 24 de abril de 2025);
b) Lia de Mendonça Porto - Ouvidora Adjunta (Portaria Reitoria nº 335, de 28 de abril de 2025).
Mandatos: 24 de abril de 2025 a 23 de abril de 2028



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