Com a alta da contaminação pela Covid-19, o governo de Minas Gerais
decretou em 3 de março a fase denominada de "onda roxa". Além da alta disseminação do novo coronavírus, o estado está com a ocupação de leitos de UTI próxima do limite.
Entre as medidas definidas para este momento está a necessidade de restrição ainda maior da circulação das pessoas, inclusive com a adoção do toque de recolher em determinados horários. As restrições foram confirmadas em decretos emitidos pelas prefeituras de
Ouro Preto,
Mariana e
João Monlevade.
Antes dessas definições, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) já havia publicado a
Portaria nº 12, de 4 de março de 2021, que definiu as atividades acadêmicas imprescindíveis, de acordo com o parecer da Comissão de Atividades Práticas Imprescindíveis para aquele momento. Da mesma forma, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tinha apresentado pareceres anteriores indicando a possibilidade de realização de algumas ações nos espaços da Universidade.
Corroborando o entendimento da Reitoria da UFOP, em
nota publicada no dia 17 de março, o Comitê verificou que todas as indicações de realização de atividades presenciais permitidas estão sujeitas às condições de biossegurança locais. Sendo assim, enquanto durar a onda roxa instituída pelo estado de Minas Gerais ou se agravar ainda mais o quadro de contaminação da populaçao pela Covid-19, o Comitê não indica a circulação de pessoas nos ambientes da Instituição e entende que as autorizações em contrário já emitidas devem ser suspensas, excetuando, como já mencionado, as atividades realmente essenciais que tem definição e responsabilidade das chefias imediatas.
PAINEL COVID-19 - As condições de disseminação da Covid-19 em Minas Gerais e, especificamente, nas 20 cidades monitoradas pelo Comitê — onde a UFOP tem maior quantidade de estudantes —, foram atualizadas na
página atualizada pelo Comitê.
Houve melhora no recurso para visualização dos dados especialmente para quem utiliza o celular, pois agora a exibição está em um formato que possibilita uma melhor visualização de forma responsiva.
Veja o resumo atualizado das condições de disseminação da Covid-19, que apresenta 16 cidades com a alta de contaminação e apenas quatro em estabilidade. Nenhum município apresenta queda.