Ir para o conteúdo

Indicação do Comitê é evitar atividades acadêmicas por causa da onda roxa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print Google Meet
Com a alta da contaminação pela Covid-19, o governo de Minas Gerais decretou em 3 de março a fase denominada de "onda roxa". Além da alta disseminação do novo coronavírus, o estado está com a ocupação de leitos de UTI próxima do limite.
 
Entre as medidas definidas para este momento está a necessidade de restrição ainda maior da circulação das pessoas, inclusive com a adoção do toque de recolher em determinados horários. As restrições foram confirmadas em decretos emitidos pelas prefeituras de Ouro PretoMariana e João Monlevade.
 
Antes dessas definições, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) já havia publicado a Portaria nº 12, de 4 de março de 2021, que definiu as atividades acadêmicas imprescindíveis, de acordo com o parecer da Comissão de Atividades Práticas Imprescindíveis para aquele momento. Da mesma forma, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tinha apresentado pareceres anteriores indicando a possibilidade de realização de algumas ações nos espaços da Universidade.
 
Corroborando o entendimento da Reitoria da UFOP, em nota publicada no dia 17 de março, o Comitê verificou que todas as indicações de realização de atividades presenciais permitidas estão sujeitas às condições de biossegurança locais. Sendo assim,  enquanto durar a onda roxa instituída pelo estado de Minas Gerais ou se agravar ainda mais o quadro de contaminação da populaçao pela Covid-19, o Comitê não indica a circulação de pessoas nos ambientes da Instituição e entende que as autorizações em contrário já emitidas devem ser suspensas, excetuando, como já mencionado, as atividades realmente essenciais que tem definição e responsabilidade das chefias imediatas. 
 
PAINEL COVID-19 - As condições de disseminação da Covid-19 em Minas Gerais e, especificamente, nas 20 cidades monitoradas pelo Comitê — onde a UFOP tem maior quantidade de estudantes —, foram atualizadas na página atualizada pelo Comitê. 
 
Houve melhora no recurso para visualização dos dados especialmente para quem utiliza o celular, pois agora a exibição está em um formato que possibilita uma melhor visualização de forma responsiva. 
 
Veja o resumo atualizado das condições de disseminação da Covid-19, que apresenta 16 cidades com a alta de contaminação e apenas quatro em estabilidade. Nenhum município apresenta queda. 
 
 
 

Veja também

2 Março 2023

O projeto "UFOP em Ação: Prevenção, Rastreamento e Telemonitoramento de Risco para a Covid-19", coordenado por docentes do Programa de...

Leia mais

20 Janeiro 2023

A partir desta sexta-feira (20) o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos da UFOP passa a ser facultativo. Confira a...

Leia mais

21 Novembro 2022

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reforça a necessidade do uso de máscara nos ambientes fechados como forma...

Leia mais

7 Novembro 2022

Em entrevista à TV UFOP, o professor Alexandre Reis, do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da Universidade...

Leia mais