Ir para o conteúdo

Uso do IPTU na educação municipal de Mariana é tema de pesquisa de mestrado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sílvio Lúcio
A dissertação "Análise da Potencialidade do Iptu para o Financiamento da Educação Municipal: o Caso de Mariana" foi desenvolvida por Welington Oliveira no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP (PPGE), sob a orientação da professora Maria do Rosário Figueiredo Tripodi, dentro do programa "A Pós Conversa com os Municípios". 
 
O estudo partiu da necessidade de compreender a origem dos recursos, as capacidades técnicas e humanas do município e como os impostos locais são utilizados na educação básica.
 
O autor realizou um percurso histórico do financiamento da educação pública no Brasil e a sua trajetória dentro das Constituições Federais, uma revisão da literatura e da legislação e uma análise de bancos de dados do IBGE, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e dos portais da transparência municipal, estadual e federal. A análise desses dados mostrou que a arrecadação do IPTU em Mariana, por exemplo, teve uma inadimplência média de 31,34% entre 2017 e 2019, levando a um menor repasse à educação.
 
Na prática, os resultados do estudo mostram que o município de Mariana possui fragilidades institucionais em relação à arrecadação de IPTU. "As Pesquisas de Informações Básicas Municipais do IBGE dos anos de 2015 e 2019 mostraram que o município precisa avançar em torno da legislação, pois não contém uma série de ferramentas relacionadas à arrecadação", explica Welington.  
 
"Fazer essa pesquisa contribuiu para a minha formação cidadã, melhorando a minha percepção em torno das políticas públicas e do orçamento público, me ajudando no ofício como professor", conta Welington, que agradece também à professora orientadora pelo zelo e pelos resultados conquistados com o trabalho. 
 
A professora Maria do Rosário expressa a importância do estudo para a comunidade. "À medida que as pesquisas buscam responder às demandas da sociedade, em termos de propostas cientificamente elaboradas para as políticas educacionais, como é o caso, penso que a Instituição está cumprindo seu papel, inclusive de inserção social". 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais