Ir para o conteúdo

Professora da UFOP lança coletânea de artigos que abordam a mitigação de danos por hidrelétrica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vanessa Oliveira
Com: 
Vanessa Oliveira
A professora Yasmine Antonini, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da UFOP, compõe o grupo de dez pesquisadores que lançaram, nesta quarta (20), o livro "Estratégias para acelerar a sucessão ecológica em áreas degradadas no entorno da UHE Emborcação: serviços ecológicos em favor da restauração ambiental". O lançamento aconteceu no prédio do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb). A produção é fruto da parceria entre o projeto Fênix-Emborcação e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
 
O livro reúne trabalhos científicos de mais de 28 pesquisadores — mestrandos, doutorandos e orientadores da UFOP, UNB, UFMG, UFU, Ufla e Ufopa — desenvolvidos na tentativa de mitigar os danos antrópicos na área da Usina Hidroelétrica (UHE) de Emborcação, localizada em Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. 
 
A UHE de Emborcação foi construída no final da década de 70 e colocada em funcionamento em 1982. Os danos causados pela obra e pelo represamento da água na fauna e flora da região são observáveis até hoje, quarenta anos após a construção da usina. Segundo Yasmine, o termo "fênix", utilizado como nome do projeto, faz referência ao tamanho do estrago encontrado na área: "íamos propor estratégias para restaurar a área tal como uma fênix renasce das cinzas." 
 
A proposta surgiu com a divulgação de um edital da Cemig que procurava mapear as melhores técnicas para restauração de áreas degradadas por UHEs. A equipe da UFOP foi a selecionada para tomar a frente do projeto. 
 
De início, as técnicas foram implantadas em pequenas áreas, denominadas de ilhas de sucessão, para que os pesquisadores conhecessem os efeitos práticos de cada abordagem. A analista ambiental da Cemig, Carolina Farah Ziade, conta que os resultados observados serão de grande valia para a restauração das áreas degradadas: "Com as metodologias que deram certo poderemos expandir o projeto de recuperação para a área toda". 
 

final_.jpg

Vanessa Oliveira
Yasmine Antonini, Thaise de Oliveira e Caroline Farahziade (da esquerda pra direita)
 
Além do livro, muito do valor do projeto se encontra em um manual, previsto para ser lançado em agosto, que apresentará um passo a passo das etapas necessárias para a recuperação de áreas degradadas por UHEs.

Veja também

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais