Durante o VI Curso de Integração em Saúde e Nutrição (CISeN), a professora Raquel de Deus apresentou os resultados do Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp).
O estudo realizado durante a pandemia e após o retorno às aulas analisou a segurança alimentar por três eixos: disponibilidade de alimentos nos domicílios; comportamento sedentário dos participantes; e estado nutricional dos alunos da rede municipal de ensino de Mariana e Ouro Preto.
Diversas variáveis foram consideradas no estudo, tais como a quantidade de adultos e crianças na casa, a condição social da família, o local de residência (área urbana ou rural) e o recebimento ou não de cesta básica durante a pandemia.
O estudo mostrou que quanto maior era o número de integrantes nas famílias, menor era a disponibilidade de alimentos. Além disso, os mantimentos disponíveis eram em grande parte processados ou ultraprocessados.
Os resultados do Esanp foram enviados às prefeituras e escolas municipais dos municípios em formato de cartilha, com dicas de refeições saudáveis para pais e professores. Também foi proposta uma capacitação para técnicos e funcionários das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Saúde de Mariana e Ouro Preto.
Outro estudo apresentado pelo CISeN foi o Elsa-Brasil, Estudo Longitudinal da Saúde dos Adultos, que avalia a relação entre o consumo de alimentos saudáveis e processados e as doenças crônicas, especificamente a hipertensão, o diabetes e a obesidade.
O curso de integração acontece até sexta (7), com outras apresentações de estudos sobre insegurança alimentar, além de rodas de conversa com discentes da Escola de Nutrição. As palestras e rodas de conversa ocorrem no auditório do Bloco de Salas de Aula e na Enut.