Ir para o conteúdo

VI CISeN apresenta resultado de estudo sobre insegurança alimentar na pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vanessa Oliveira
Durante o VI Curso de Integração em Saúde e Nutrição (CISeN), a professora Raquel de Deus apresentou os resultados do Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp). 
 
O estudo realizado durante a pandemia e após o retorno às aulas analisou a segurança alimentar por três eixos: disponibilidade de alimentos nos domicílios; comportamento sedentário dos participantes; e estado nutricional dos alunos da rede municipal de ensino de Mariana e Ouro Preto.
 
Diversas variáveis foram consideradas no estudo, tais como a quantidade de adultos e crianças na casa, a condição social da família, o local de residência (área urbana ou rural) e o recebimento ou não de cesta básica durante a pandemia.
 

11476_cisen_enut5_6566391776606630707.jpg

Vanessa Oliveira
Professora Erica Costa Rodrigues palestrando
O estudo mostrou que quanto maior era o número de integrantes nas famílias, menor era a disponibilidade de alimentos. Além disso, os mantimentos disponíveis eram em grande parte processados ou ultraprocessados.
 
Os resultados do Esanp foram enviados às prefeituras e escolas municipais dos municípios em formato de cartilha, com dicas de refeições saudáveis para pais e professores. Também foi proposta uma capacitação para técnicos e funcionários das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Saúde de Mariana e Ouro Preto. 
 
Outro estudo apresentado pelo CISeN foi o Elsa-Brasil, Estudo Longitudinal da Saúde dos Adultos, que avalia a relação entre o consumo de alimentos saudáveis e processados e as doenças crônicas, especificamente a hipertensão, o diabetes e a obesidade. 
 
O curso de integração acontece até sexta (7), com outras apresentações de estudos sobre insegurança alimentar, além de rodas de conversa com discentes da Escola de Nutrição. As palestras e rodas de conversa ocorrem no auditório do Bloco de Salas de Aula e na Enut.
 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais