Criado por Pedro Vieira em qua, 06/03/2024 - 13:04 | Editado por Patrícia Pereira há 10 meses.
O ex-aluno do curso de Educação Física da UFOP, Matteus Dinis Oliveira, teve seu trabalho de conclusão de curso (TCC) publicado pela revista internacional Cardiovascular Journal of Africa. O estudo intitulado "Seis meses de treinamento resistido melhoram a variabilidade da frequência cardíaca em idosos" foi orientado por pesquisadores do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Escola de Educação Física da UFOP.
O objetivo principal foi investigar os efeitos do treinamento físico sobre parâmetros de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em idosos. A VFC é um método não invasivo utilizado para avaliar a saúde — física e emocional — global dos indivíduos através da análise do sistema nervoso autônomo. Para isso, é utilizado um eletrocardiograma a fim de avaliar a predominância de ativação do sistema simpático e/ou parassimpático.
A pesquisa analisou a VFC em contexto de um treinamento de musculação com duração total de seis meses. Os resultados mostraram que o programa de treinamento contribuiu para um aumento na predominância da atividade parassimpática em repouso, ou seja, o corpo retornava a um estado estável e de calma mais "facilmente". Os idosos analisados apresentaram também uma redução na predominância da atividade simpática, o que permite dizer que o sistema de preparação do organismo para luta ou fuga foi melhorado pelo treinamento físico.