Criado por Samuel Almeida em sex, 25/08/2023 - 15:09 | Editado por Lígia Souza há 1 ano.
Há 10 anos, com o propósito de fomentar discussões e reflexões sobre os desafios da docência universitária, surgiu o Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior. Essa iniciativa busca garantir que as práticas educativas sejam constantemente examinadas e reformuladas, mas sem a pretensão de estabelecer manuais de práticas e técnicas de ensino.
No Sala Aberta, entende-se que qualquer ação de capacitação pedagógica deve começar e terminar com o próprio docente, tendo-o como centro do processo. Essas ações são baseadas em seis eixos temáticos: metodologia de ensino; avaliação; relação professor-aluno; currículo; diversidade; estrutura e normas acadêmicas.
Para a implementação dessa proposta, são organizados alguns espaços de interação, como o Sala Aberta Convida, o Sala Aberta Oficina Pedagógica, o Sala Aberta Debate e o Sala Aberta Virtual.
Juliana Santos, técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFOP, explica que a dinâmica do Programa pode ser dividida em três momentos: escolha de um tema "inquietante", seleção dos mediadores a partir de referências na área e planejamento do programa. Ela reforça a importância do diálogo entre professores, motivo pelo qual o Sala Aberta promove palestras, mesas de debate, oficinas e rodas de conversa, por exemplo. As atividades formativas são pensadas semestralmente e abordam temas variados.
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"Acreditamos que o desenvolvimento profissional docente se faz nesse cotidiano, na troca de saberes entre os pares e na constante reflexão sobre a prática pedagógica. Então, independente do formato, tentamos garantir isso", explica Juliana.
Ela lembra que a legislação brasileira não exige uma formação específica para uma pessoa atuar como docente no ensino superior. São exigidos títulos de mestrado e doutorado e, em alguns casos, apenas o de graduação. Ou seja, muitas vezes esses profissionais têm uma formação de excelência em suas respectivas áreas, mas não uma formação docente e, portanto, possuem pouco conhecimento sobre a atuação em sala de aula.
"Esse professor, muitas vezes, acaba atuando de acordo com como ele aprendeu, né? Ele vai ser professor em função dos professores que teve, da forma de trabalho que ele vivenciou enquanto aluno", complementa a professora emérita Célia Nunes, que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP.
Para Juliana, a criação de espaços de formação no âmbito institucional é uma oportunidade para fazer com que professores tenham contato com discussões voltadas à docência universitária. "Difere-se, por exemplo, de ser docente na Educação Básica, porque pensar na docência na universidade significa pensar no tripé ensino-pesquisa-extensão, além da gestão, já que nossos professores também assumem cargos de gestão", pontua. Articular essas responsabilidades, segundo ela, é um desafio que precisa ser debatido ao longo da carreira do professor, pois o conhecimento é dinâmico e as dificuldades mudam constantemente.
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EVENTO ESPECIAL - O dia 23 de agosto é considerado o aniversário do Sala Aberta, uma vez que foi nesta data, em 2013, que foi realizada a primeira atividade do programa. Entretanto, devido ao calendário acadêmico, a celebração de 10 anos irá ocorrer na primeira semana de outubro. Este ano o tema será "Sala Aberta 10 anos: reflexões sobre o desenvolvimento profissional docente na UFOP" e abordará a história, a memória e as perspectivas futuras do programa. Entre os convidados está a professora Célia Nunes.
Com sua carreira iniciada na UFOP nos anos 1990, Célia conta que, antes da criação do Sala Aberta, "a UFOP sempre teve essa preocupação" com a formação de seus professores, "fazendo ações bem pontuais". Segundo ela, as ações anteriores foram importantes e eficazes, mas, com o Sala Aberta, houve uma formação "mais sistemática e que com certeza tem ajudado na formação dos docentes".
Para a professora emérita, qualquer tipo de iniciativa da Universidade voltada para a formação de seus profissionais impacta de forma positiva o ensino como todo. "Uma instituição que tem essa preocupação e investe em formar os seus professores, de certa forma, acaba impactando as práticas de sala de aula e os trabalhos que são desenvolvidos no dia a dia da instituição. Então a gente percebe que é muito importante um programa como esse", elogia.
A relevância do Sala Aberta, como comenta Juliana, pode ser constatada pela sua consolidação nesta primeira década. Apesar dos desafios iniciais, a meta de "institucionalizar o espaço para reflexão sobre a prática pedagógica com foco nos docentes tem sido plenamente alcançada", conclui.