Ir para o conteúdo

Comitê apresenta novo site para o Protocolo de Biossegurança da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus divulga nesta semana uma nova versão do site do Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

De acordo com a presidente do Comitê, a professora Natália Lisboa, o novo site é mais responsivo e disposto de maneira a facilitar a consulta aos principais eixos do protocolo. Entre eles, as formas e possibilidades de retomada futura das atividades presenciais, tanto coletivas quanto individuais, as ações de saúde e apoio institucional promovidas durante a pandemia, além dos parâmetros que norteiam o monitoramento das cidades-sede dos campi da Universidade, apresentados também neste documento de livre acesso.

"Seguimos trabalhando para a atualização permanente do protocolo, para que ele continue subsidiando a Administração Central e o Comitê Gestor de forma a proporcionar um retorno seguro para toda a comunidade", afirmou Natália, destacando ainda a resolução que prevê a continuidade das aulas remotas para o primeiro semestre do ano letivo de 2021.

Desde março de 2020, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus trabalha como órgão consultivo para auxiliar nas tomadas de decisões — sendo a primeira delas a suspensão de todas as atividades presenciais. 

Para a reitora da Universidade, Claudia Marlière, os desafios são muitos e, por isso, é necessário preservar o bem "mais precioso": a vida humana. 

"O protocolo oferece a segurança necessária para tomadas de decisões assertivas", diz Claudia, completando que "temos sustentado nossas medidas de contingência nesse documento, com dimensões que delineiam nossas ações vislumbrando uma retomada segura, espero que em futuro próximo, de nossas atividades plenas".

A primeira versão do Protocolo de Biossegurança da UFOP foi publicada em dezembro. Portanto, é importante lembrar que o documento está sempre em avaliação, seguindo as notificações de disseminação da doença, além das ações de controle e combate utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal, o que pode demandar novas atualizações dos parâmetros agora apresentados a qualquer momento.

Veja também

2 Março 2023

O projeto "UFOP em Ação: Prevenção, Rastreamento e Telemonitoramento de Risco para a Covid-19", coordenado por docentes do Programa de...

Leia mais

20 Janeiro 2023

A partir desta sexta-feira (20) o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos da UFOP passa a ser facultativo. Confira a...

Leia mais

21 Novembro 2022

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reforça a necessidade do uso de máscara nos ambientes fechados como forma...

Leia mais

7 Novembro 2022

Em entrevista à TV UFOP, o professor Alexandre Reis, do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da Universidade...

Leia mais