Os indicadores de disseminação de Covid-19 pioraram na avaliação geral das 20 cidades monitoradas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, mesmo com o indicador do estado em queda.
Passaram a figurar em alta as cidades de Betim, com um aumento de mais de dois mil casos confirmados, Ponte nova e Santa Bárbara. As três estavam em queda na semana anterior e inverteram seu fluxo.
Ouro Preto era a única em alta na semana passada e agora passou a apresentar queda, com o Rt de 1,082. Outras oito cidades seguem essa mesma tendência, com a redução do índice de contaminação, e as oito restantes apresentam estabilidade.
Os dados e os gráficos de cada localidade estão disponíveis no
Painel Covid-19.
Distribuição das médias móveis por mês
O Comitê disponibiliza mais um formato de gráfico que possibilita a visualização do desenvolvimento de Covid-19 ao longo do ano que passou. Tanto no valor geral de Minas Gerais quanto nas 20 cidades monitoradas é possível distinguir a distribuição das médias móveis dos casos confirmados a cada mês.
Em um único gráfico são apresentadas três informações concentradas da seguinte forma:
- A posição do elemento em cada coluna, se mais alto ou baixo, é o indicativo do nível de infecção naquele mês, de acordo com o número indicado na barra lateral esquerda.
- O traço mais forte no centro de cada quadro é o cálculo da mediana, que é uma medida menos sensível a valores discrepantes que possam ocorrer por ações pontuais e influenciariam na média simplificada, possibilitando melhor percepção do indicador médio de cada mês.
- Por fim, o tamanho de cada quadro mostra o quanto houve de variação no mês, sendo que os quadros maiores são de meses com grande diferença do índice de contaminação (meses heterogêneos) e os menores, de meses com pouca alteração (meses homogêneos).
Acesse os gráficos de cada localidade pelos links: