Ir para o conteúdo

Comitê avalia piora nos indicadores e apresenta gráfico anual da contaminação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os indicadores de disseminação de Covid-19 pioraram na avaliação geral das 20 cidades monitoradas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, mesmo com o indicador do estado em queda.
 
Passaram a figurar em alta as cidades de Betim, com um aumento de mais de dois mil casos confirmados, Ponte nova e Santa Bárbara. As três estavam em queda na semana anterior e inverteram seu fluxo.
 
Ouro Preto era a única em alta na semana passada e agora passou a apresentar queda, com o Rt de 1,082. Outras oito cidades seguem essa mesma tendência, com a redução do índice de contaminação, e as oito restantes apresentam estabilidade.
 
Os dados e os gráficos de cada localidade estão disponíveis no Painel Covid-19.
 
 
 
Distribuição das médias móveis por mês
 
O Comitê disponibiliza mais um formato de gráfico que possibilita a visualização do desenvolvimento de Covid-19 ao longo do ano que passou. Tanto no valor geral de Minas Gerais quanto nas 20 cidades monitoradas é possível distinguir a distribuição das médias móveis dos casos confirmados a cada mês.
 
Em um único gráfico são apresentadas três informações concentradas da seguinte forma: 
 
- A posição do elemento em cada coluna, se mais alto ou baixo, é o indicativo do nível de infecção naquele mês, de acordo com o número indicado na barra lateral esquerda. 
 
- O traço mais forte no centro de cada quadro é o cálculo da mediana, que é uma medida menos sensível a valores discrepantes que possam ocorrer por ações pontuais e influenciariam na média simplificada, possibilitando melhor percepção do indicador médio de cada mês.
 
- Por fim, o tamanho de cada quadro mostra o quanto houve de variação no mês, sendo que os quadros maiores são de meses com grande diferença do índice de contaminação (meses heterogêneos) e os menores, de meses com pouca alteração (meses homogêneos).
 
Acesse os gráficos de cada localidade pelos links:

Veja também

2 Março 2023

O projeto "UFOP em Ação: Prevenção, Rastreamento e Telemonitoramento de Risco para a Covid-19", coordenado por docentes do Programa de...

Leia mais

20 Janeiro 2023

A partir desta sexta-feira (20) o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos da UFOP passa a ser facultativo. Confira a...

Leia mais

21 Novembro 2022

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reforça a necessidade do uso de máscara nos ambientes fechados como forma...

Leia mais

7 Novembro 2022

Em entrevista à TV UFOP, o professor Alexandre Reis, do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da Universidade...

Leia mais