Ir para o conteúdo

Grupo de pesquisa da UFOP publica artigo sobre o novo coronavírus em revista internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

"Mutações do novo coronavírus e onde habitam: uma perspectiva in silico de mudanças estruturais e antigenicidade da proteína spike". Essa seria, talvez, a interpretação mais apropriada para o título da publicação de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics – periódico científico com revisão por pares que publica contribuições de pesquisas originais em biologia estrutural atômica, bioinformática, genômica e redes biológicas.

 
A referência "and where to find them" ("e onde encontrá-las”, em tradução literal), vem do mundo mágico concebido pela escritora da saga "Harry Potter" e parece acertada: enquanto nas obras de JK Rowling um excêntrico zoologista de animais mágicos cataloga exemplares ao redor do globo, estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica vinculados ao Laboratório de Biologia e Tecnologia de Micro-Organismos da UFOP rastrearam e analisaram as mutações da proteína espícula do novo coronavírus em amostras isoladas e coletadas em todos os cinco continentes do "nosso" mundo.
 
De acordo com o doutorando em Biotecnologia da UFOP e autor principal do estudo, Ricardo Lemes Gonçalves, no início da pandemia se especulava muito sobre a taxa de mutação do novo coronavírus, mas a comunidade científica sabia ainda muito pouco sobre o assunto. "Nosso intuito foi realmente descobrir como era esse cenário de mutações na principal parte do seu genoma (responsável pela codificação da proteína espícula) e como se distribuíam entre os diferentes continentes", comenta o pesquisador.
 
 
A divulgação do artigo foi feita em junho passado pela UFOP. No texto, os pesquisadores contam que a "proteína espícula", que também recebe o nome "proteína spike", é a "chave" que o vírus utiliza para infectar as células do ser humano. Desse modo, outro objetivo do estudo foi apontar as sequências da proteína do Sars-Cov-2 que poderiam ser identificadas pelo sistema imunológico, estimulando o organismo a gerar uma resposta imune. 
 
Após mapear as regiões importantes para a "chave" do novo coronavírus, os pesquisadores partiram para a interpretação do uso da proteína espícula para a produção e aperfeiçoamento de testes diagnósticos. 
 
"Recentemente, novas pesquisas mostraram que essa chave possui uma grande cobertura de açúcares, fato que não era levado em consideração e que implica na necessidade de ajustes na produção dos testes diagnósticos", avalia Ricardo.
 
Atualmente, o projeto apoia-se em três linhas: no uso de ferramentas de inteligência artificial para ensaios de imunoinformática; na clonagem molecular para (re)produzir pequenos pedaços da "chave"; e montagem de nanosensores de nanopartículas de ouro para carregar os pedaços da "chave". Este nanosensor, similar aos que estão sendo desenvolvidos no laboratório para a detecção de Zika e Dengue virus, permitirá localizar os anticorpos contra o coronavírus em amostras de soro sanguíneo de pacientes e apontar se esses já foram infectados com o vírus da Covid-19.
 
Tais levantamentos, segundo os pesquisadores, indicam a possibilidade de desenvolvimento de testes diagnósticos mais eficientes e mais baratos que os utilizados no presente. De acordo com o professor da UFOP e coordenador do estudo, Breno de Mello Silva, até agora a pesquisa foi conduzida sem o apoio de agências de fomento, mas precisará de subsídios para a sua continuidade e conclusão. 
 
Leia a íntegra da publicação (em inglês).

 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais