Ir para o conteúdo

Nota técnica do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A pandemia de Covid-19 ainda está em curso e continua oferecendo riscos em todos os países, especialmente para as pessoas não vacinadas. O acesso desigual às vacinas e a resistência localizada à vacinação de forma voluntária dificultam o controle da pandemia.
 
Nesse contexto, é possível afirmar que até que a grande maioria da população mundial seja vacinada, novas variantes do vírus poderão surgir apresentando uma maior capacidade de disseminação, o que não necessariamente resultará no aumento da gravidade e da mortalidade. Mas essas novas variantes poderão, eventualmente, escapar da proteção conferida pelas vacinas, obrigando-nos a reiniciar os protocolos de restrição social e o desenvolvimento de novos imunizantes. 
 
Até o momento da publicação desta nota, NENHUMA variante do vírus apresenta escape vacinal relevante, mesmo a Ômicron, recém-descoberta no final do mês de novembro de 2021. Os estudos em andamento mostram que ela apresenta grande capacidade de disseminação e, por esse motivo, tem colocado os cientistas e gestores em alerta. 
 
Cabe destacar que as vacinas atualmente disponíveis diminuem de forma significativa a gravidade da doença e a mortalidade, embora não evitem completamente as reinfecções, a multiplicação de vírus nas vias aéreas dos infectados e a transmissão para outras pessoas. Por isso, o uso de máscaras é fundamental para evitar a disseminação do vírus. 
 
No dia 5 de dezembro de 2021, 77,4% da população brasileira estava vacinada com ao menos uma dose e 64,4% recebeu o primeiro ciclo vacinal completo. Em Minas Gerais, esses números sobem para 90,9% e 78,8%, respectivamente. E a expectativa é que até o mês de março de 2022 esses números sejam ainda maiores. 
 
Considerando todos os dados relatados acima e que a nossa comunidade estará com a vacinação em dia, este comitê avalia que seja seguro o retorno às atividades presenciais, desde que toda a comunidade respeite as regras que serão estabelecidas pelo Protocolo de Biossegurança, especialmente o uso adequado de máscaras.
 
Para isso, é essencial que no retorno às atividades presenciais a comunidade acadêmica da UFOP tenha completado o primeiro ciclo de vacinação e a dose de reforço, de acordo com o cronograma vacinal. Além disso, será necessário que TODOS continuem usando máscaras da forma correta durante a permanência nas dependências da UFOP. Será necessário também ter muita atenção à presença de sintomas da Covid-19 para que se possa, o quanto antes, manter o isolamento, realizar a testagem e passar por uma avaliação médica.
 
Assim a comunidade da UFOP poderá retornar às atividades da forma mais segura possível. É preciso conciliar a responsabilidade de TODOS no cumprimento das regras e que cada pessoa seja cautelosa igualmente dentro e fora da UFOP.
 
 
Retomada segura: cuidar de si é cuidar da comunidade!
 
Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
Universidade Federal de Ouro Preto

Veja também

2 Março 2023

O projeto "UFOP em Ação: Prevenção, Rastreamento e Telemonitoramento de Risco para a Covid-19", coordenado por docentes do Programa de...

Leia mais

20 Janeiro 2023

A partir desta sexta-feira (20) o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos da UFOP passa a ser facultativo. Confira a...

Leia mais

21 Novembro 2022

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reforça a necessidade do uso de máscara nos ambientes fechados como forma...

Leia mais

7 Novembro 2022

Em entrevista à TV UFOP, o professor Alexandre Reis, do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da Universidade...

Leia mais