Ir para o conteúdo

Calourada Preta promove valorização da identidade negra

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Pedro Menegheti
Com o tema “Griot: ancestralidade e oralidade”, a VI Calourada Preta tem como objetivo levantar debates acerca das relações étnico-raciais e cobrar posturas frente às políticas de acesso e permanência dos negros na Instituição, além de recepcionar os novos estudantes pretos e pardos em um ambiente historicamente negado a eles.

Os Griot são contadores de história africanos que, por meio da oralidade, passam as tradições e memórias da comunidade onde vivem para as gerações mais novas. Nesta edição, essa tradição será saudada e sua importância será destacada por meio de um paralelo traçado com a modernidade. 

Organizado pelo coletivo Braima Mané, o evento, que vai até a próxima sexta (7), traz diversas ações que destacam as atividades dos Griot contemporâneos — aqueles que, no dia a dia, também transmitem a história e a tradição das negras e negros nas artes, na religião, no fazer científico e até mesmo nas plataformas digitais. 

calouradapreta1.jpg

André Nascimento e João Luiz
Cortejo realizado pela Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião
 
Na ocasião da abertura, a Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião realizou um cortejo pelas ruas de Mariana. O grupo, que existe desde 2011, é mantido com poucos recursos e trabalha para manter viva a tradição do Congado — manifestação cultural e religiosa afro-brasileira que exalta entidades ligadas à proteção de negros e negras, através de procissões que envolvem cantos, música e dança.

Logo após, na mesa "Griots: guardiões da memória coletiva", foi discutido o valor da transmissão dos conhecimentos e tradições africanas, além da importância da oralidade nessa cultura, muitas vezes desconhecida pela comunidade acadêmica. A mesa contou com a presença de Makota Celinha, coordenadora do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), e de Efigênia Carabina, personalidade ouro-pretana ligada às causas étnicas e fundadora do Movimento Negro Restaurador Jair Afonso Inácio. 

calourada_preta2.jpg

André Nascimento e João Luiz
Durante a mesa, Makota Celinha e Efigênia Carabina tratam da importância da oralidade para a cultura africana
 
Na última terça (4), durante a palestra "Nossos passos vêm de longe: trajetórias de vida, identidade e resistência das mulheres negras no Brasil", ministrada por Sheila Dias e mediada por Jussara Lopes, ambas professoras do curso de Serviço Social, os participantes puderam externar as sensações provocadas pela exibição de imagens de presídios, navios negreiros e favelas.

Ainda durante a conversa, foi destacada a importância das heranças culturais negras, que persistiram em meio às tentativas de silenciamento e extinção. Jussara e Sheila levantaram também a questão da intolerância e da necessidade de entender outros pensamentos, discutindo-os socialmente sem incitar um discurso de ódio. Temas como orgulho negro, racismo, homofobia e ressignificação também foram levantados.
 

calouradapreta3.jpg

Pedro Menegheti
Estudantes e docentes de Serviço Social durante palestra sobre resistência da mulher negra
 
Até a próxima sexta serão realizadas oficinas, práticas de ioga, intervenções artísticas, mesas de conversa, um sarau e um cortejo. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

COLETIVO BRAIMA MANÉ - Originado em 2015, o grupo foi criado com o intuito de organizar e viabilizar a realização da Calourada Preta, evento institucional produzido por estudantes de diversos cursos da UFOP. Seu nome é uma homenagem ao estudante de Guiné-Bissau, Braima Mané. Além da Calourada, o coletivo realiza atividades no presídio de Mariana, na Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil (Uai) e em escolas da região.

Para acessar a programação completa, clique aqui

Veja também

11 Outubro 2024

Os laboratórios do Departamento de Geologia (Degeo) receberam visitas da turma do maternal II do Colégio Flecha, de Mariana, e...

Leia mais

9 Outubro 2024

O Cine Vila Rica promoveu a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para uma...

Leia mais

7 Outubro 2024

O projeto Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva), do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola de...

Leia mais

3 Outubro 2024

O projeto de extensão da UFOP "Tai Chi Chuan: Saúde e Bem Estar" participou, no domingo (29), do Campeonato Internacional...

Leia mais