Criado por Caio Franco em sex, 17/11/2017 - 15:30 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
Aconteceu na última quinta-feira (16) mais uma exibição de filmes por meio do projeto Cinemas em Rede. Foram exibidos oito filmes simultaneamente em cinco salas de universidades do país. A proposta do projeto foi organizar um debate online entre os diretores das obras. Além de participar da exibição simultânea, a UFOP teve um de seus ex-alunos de graduação entre os debatedores.
O documentário "LGBT de Periferia", dirigido por Aleone Higidio, ex-aluno do curso de Jornalismo, aborda a vida de quatro jovens moradores do bairro marianense Santo Antônio, conhecido como Prainha. A obra foi viabilizada como um trabalho de conclusão de concurso (TCC).
De acordo com Aleone, a escolha por tratar as questões LGBT's pelo olhar de jovens da periferia de Mariana surgiu durante o processo de construção do TCC. "Nas primeiras incursões acabei conhecendo alguns adolescentes que eram LGBTs e se interessaram pela proposta", conta. O diretor ainda diz que, após encontrar os adolescentes, iniciou os diálogos com os familiares e percebeu "que as famílias eram muito diversas, não só os personagens centrais".
Durante o debate, Aleone falou sobre a razão por trabalhar a temática. Segundo ele, "como o projeto partia de uma pesquisa que também estava associada à militância, pautada durante toda a minha graduação, não tinha como fazer um trabalho diferente disso".
São muitas reflexões propostas em "LGBT de Periferia", que passam pelos afetos, escolhas e ambiente familiar. De acordo com o diretor, um dos cuidados que teve foi de não romantizar tanto a juventude quanto os LGBTs. Além disso, o documentário evoca questionamentos sobre a importância de discutir a diversidade dentro do meio acadêmico.
cinemas_em_rede_aleone_2.jpg
OUTROS CURTAS - Além do documentário dirigido por Aleone, a exibição contou com filmes de animação e ficção, com temas que abordam questões emocionais, o tempo e o espaço. O documentário "Os segredos que a Cal esconde", dirigido pela aluna da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), Luana Cabral, também aborda a periferia.
No debate, participaram representantes do filme "QUIM:ERA" produzido por alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e "DORMENTE" produzido por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O PROJETO - O Cinemas em Rede é uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.
É a segunda vez que um filme da Região dos Inconfidentes é exibido no Cinemas em Rede. A primeira foi em agosto deste ano, com a exibição de "Seu Carlito", do ex-aluno Eduardo Moreira.