Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede exibe obra de ex-aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

Aconteceu na última quinta-feira (16) mais uma exibição de filmes por meio do projeto Cinemas em Rede. Foram exibidos oito filmes simultaneamente em cinco salas de universidades do país. A proposta do projeto foi organizar um debate online entre os diretores das obras. Além de participar da exibição simultânea, a UFOP teve um de seus ex-alunos de graduação entre os debatedores. 

O documentário "LGBT de Periferia", dirigido por Aleone Higidio, ex-aluno do curso de Jornalismo, aborda a vida de quatro jovens moradores do bairro marianense Santo Antônio, conhecido como Prainha. A obra foi viabilizada como um trabalho de conclusão de concurso (TCC).

De acordo com Aleone, a escolha por tratar as questões LGBT's pelo olhar de jovens da periferia de Mariana surgiu durante o processo de construção do TCC. "Nas primeiras incursões acabei conhecendo alguns adolescentes que eram LGBTs e se interessaram pela proposta", conta. O diretor ainda diz que, após encontrar os adolescentes, iniciou os diálogos com os familiares e percebeu "que as famílias eram muito diversas, não só os personagens centrais". 

Durante o debate, Aleone falou sobre a razão por trabalhar a temática. Segundo ele, "como o projeto partia de uma pesquisa que também estava associada à militância, pautada durante toda a minha graduação, não tinha como fazer um trabalho diferente disso". 

São muitas reflexões propostas em "LGBT de Periferia", que passam pelos afetos, escolhas e ambiente familiar. De acordo com o diretor, um dos cuidados que teve foi de não romantizar tanto a juventude quanto os LGBTs. Além disso, o documentário evoca questionamentos sobre a importância de discutir a diversidade dentro do meio acadêmico.  

cinemas_em_rede_aleone_2.jpg

Íris Jesus
Aleone participou do debate em rede após a exibição.


OUTROS CURTAS - Além do documentário dirigido por Aleone, a exibição contou com filmes de animação e ficção, com temas que abordam questões emocionais, o tempo e o espaço. O documentário "Os segredos que a Cal esconde", dirigido pela aluna da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), Luana Cabral, também aborda a periferia. 

No debate, participaram representantes do filme "QUIM:ERA" produzido por alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e "DORMENTE" produzido por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O PROJETO - O Cinemas em Rede é uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. 

É a segunda vez que um filme da Região dos Inconfidentes é exibido no Cinemas em Rede. A primeira foi em agosto deste ano, com a exibição de "Seu Carlito", do ex-aluno Eduardo Moreira.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais