Ir para o conteúdo

Escola de Farmácia informa cuidados com armazenamento e manuseio de medicamentos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mateus Marques
O projeto de extensão da Escola de Farmácia, Farmácia de Ouro, criou um guia com as informações sobre o correto armazenamento e os cuidados com medicamentos que a população deve ter, principalmente no período de isolamento social. 
 
Coordenadora do projeto, a professora Renata Macedo explica que a produção do material se deu devido à alteração de algumas legislações que regulamentam o acesso aos medicamentos pelo SUS. As mudanças aumentaram a quantidade que as pessoas podem receber de uma única vez, visando diminuir a mobilidade até a farmácia. 
 
"Nesse sentido foram elaborados cards e vídeos que apresentam informações gerais sobre a forma correta de armazenar os medicamentos, dando orientações sobre a necessidade de proteção da luz direta, calor e umidade, além dos cuidados, como evitar que crianças e animais de estimação tenham acesso aos medicamentos, e o correto descarte”, conta Renata.  
 
FARMÁCIA DE OURO - O projeto visa produzir e disseminar informação técnico-científica sobre medicamentos tanto para profissionais de saúde quanto para a população, fortalecendo o trabalho da Farmácia-Escola na produção segura de medicamentos e a formação dos estudantes do curso de Farmácia. 
 
Confira as informações:
 

COMO ARMAZENAR OS MEDICAMENTOS?

Os medicamentos são constituídos pelo princípio ativo, que é responsável pelo principal efeito no organismo, e pelos adjuvantes, que são substâncias adicionais que contribuem tanto para a forma quanto para a estabilidade deles.

PROTEJA DA LUZ:

Muitos medicamentos são sensíveis à luz, por isso, mantenha-os preferencialmente na embalagem original e em locais protegidos do sol. Além de ser desenvolvida para conservar a qualidade, a embalagem é importante para saber o nome, o lote, a validade e o fabricante, caso seja necessário.

PROTEJA DA UMIDADE:

Sempre que possível, mantenha os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras e afastados da parede.

A cozinha e o banheiro têm muita umidade e não são adequados para a armazenagem.

PROTEJA DO CALOR:

Todo medicamento deve ser conservado abaixo dos 30°C. O ideal é guardar em um armário no quarto, onde não haja incidência da luz solar. Alguns medicamentos precisam de condições especiais. Por exemplo, alguns deles devem ser guardados na geladeira.Leia as instruções na bula do medicamento e respeite as condições de temperatura e armazenamento*.

*A INSULINA

A insulina deve ser armazenada na geladeira (temperatura de 2°C a 8°C), em sua embalagem original. Não coloque próximo ao congelador, ela não suporta essa temperatura. Não guarde na porta da geladeira pelas variações de temperatura. Após aberto, o frasco-ampola de insulina pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25°C) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.

ATENÇÃO À VALIDADE:

Medicamentos não podem ser tomados após o vencimento. Após esse prazo, o uso é perigoso e pode ser menos efetivo.

CUIDADOS COM OS MEDICAMENTOS

O armazenamento correto dos medicamentos em casa ajuda a manter a forma e o funcionamento deles. O acúmulo de medicamentos em casa pode trazer riscos.

LIMPEZA:

Mantenha limpo o local onde estão os medicamentos, evitando acúmulo de poeira, sujeira e mofo. Ao limpar, cuidado para não deixar os produtos de limpeza entrarem em contato com o medicamento.

PRAGAS:

Fique atento aos insetos e pragas que podem contaminar o local onde os medicamentos são guardados.

DESCARTE:

Medicamentos vencidos ou impróprios para uso não devem ser descartados na pia, ralo ou lixo comum. Leve-os até a farmácia mais próxima para que seja dado o destino correto. Assim, você cuida da sua saúde e do meio ambiente.

EMBALAGEM:

Não corte os envelopes dos medicamentos, não retire os comprimidos da embalagem original, e não os guarde em caixinhas com divisórias. Isso dificulta a identificação e induz a erros no momento do uso.

SEPARAÇÃO:

Mantenha os medicamentos separados dos alimentos e materiais de limpeza.

MOBILIDADE:

Caso seja necessário carregar medicamentos ao longo do dia, tais como anticoncepcionais e colírios, mantenha-os na embalagem original e evite deixá-los no carro, devido ao calor excessivo.

PROTEÇÃO:

Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação. Também é necessário ter atenção especial com os idosos e pessoas que apresentem algum transtorno mental.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais