Ir para o conteúdo

2024/1: um semestre desafiador

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco na jornada rumo à normalidade após os obstáculos impostos pela pandemia. Este retorno é significativo pela busca da restauração das rotinas educacionais e pela resiliência e superação que representa.

Não podemos, contudo, ignorar os desafios que se apresentam diante de nós. A pandemia de covid-19 trouxe consigo uma série de adversidades sem precedentes, impactando profundamente as dinâmicas do ensino superior em todo o mundo. Nesse sentido, a regularização do semestre demandou um esforço coletivo de adaptação e flexibilidade por parte de toda a comunidade acadêmica. Tivemos que nos reinventar para chegar aonde chegamos, e devemos nos orgulhar disso.

A paralisação de servidores técnico-administrativos em várias instituições de ensino superior federais do país, incluindo a UFOP, apresenta desafios adicionais. Reiteramos que a pauta é justa, conforme já foi manifestado pela Administração Superior. Sabemos, contudo, que uma greve gera dificuldades operacionais que podem afetar diretamente o funcionamento das universidades, sendo essencial, portanto, um esforço por parte do governo federal para atender às reivindicações. É fundamental reconhecer a singularidade deste momento e abordá-lo com paciência e diálogo para navegarmos por ele da melhor forma possível.

Mesmo assim, diante desse contexto, é essencial que mantenhamos o foco na qualidade do ensino e no cumprimento dos objetivos acadêmicos estabelecidos para este semestre. Isso requer uma colaboração estreita entre os membros de nossa comunidade para superar os desafios que se apresentam e garantir uma experiência educacional enriquecedora e produtiva para todos, todas e todes.

Faz-se necessário ressaltar que a resolução dessas questões não será nem fácil nem rápida, mas com determinação, diálogo e comprometimento podemos enfrentar esses desafios e seguir em frente rumo a um semestre exitoso. Constituímos uma comissão para negociar com o Comando de Greve a busca de soluções que garantam o funcionamento das atividades essenciais da Universidade, de modo a minimizar os prejuízos.

Este momento exige resiliência, empatia e solidariedade, valores fundamentais que devem guiar nossas ações neste período de transição e reconstrução. Dentro desse espírito, damos as boas-vindas às veteranas, aos veteranos e aos que estão chegando agora em nossa UFOP, reconhecendo as dificuldades que se apresentam, percebendo também a condição para celebrarmos a oportunidade de crescimento e aprendizado que elas nos proporcionam. Juntos, podemos transformar os obstáculos em motivação para continuar avançando em direção a um futuro mais promissor para a educação superior no Brasil.

Cláudia Marliére – Reitora
Herminio Nalini Junior – Vice-reitor

Veja também

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais

5 Abril 2024

O resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na útima terça-feira (2), trouxe...

Leia mais

3 Abril 2024

Em abril, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais. A programação inclui, dentre outras...

Leia mais