A mudança de gestão visa garantir maior autonomia de operação do espaço e que ele seja voltado para eventos de âmbito local, nacional e internacional (
saiba mais aqui). A nova administração, que completou um mês no último sábado (1), passou pelo processo de transição buscando manter a organização e a execução dos eventos cujos contratos já estavam firmados antes da troca, como o Encontro Anual de Etologia e o Imersão Universo Brechós, além de estabelecer novas parcerias.
Para a gerente do Centro de Artes e Convenções (CAC) da UFOP, Junia Pena Fagundes, os principais eventos desenvolvidos no local durante este primeiro mês foram o III Congresso da Diversidade Sexual, o Encontro de Saberes 2018, o Circo da Gente: mostra artística dos formandos 2014/2018 e a Cia da Gente APAE. "Foi um mês de trabalho muito intenso. Agora sentimos a sensação de que o dever está sendo cumprido. Tudo o que enfrentamos nos mostra que ainda temos muitos desafios pela frente", comenta a gestora.
Neste início de gestão, o apoio da comunidade é importante para que o gerenciamento seja voltado ao bom atendimento, já que o CAC está disponível para todos.
Principais mudanças - A sigla que representava o Centro de Artes e Convenções, CACOP, agora passa a ser CAC. A mudança foi necessária para estabelecer uma nova identidade. A integração do Centro com a Universidade, por meio da rede de internet interna, ramal telefônico e manutenção do espaço pelos funcionários terceirizados da Instituição, também representou uma mudança estrutural significativa.
Parceiros - Na última sexta (30), a gestora do CAC, Junia Pena Fagundes, e a Reitoria da UFOP se reuniram com membros do "Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau", com representantes da Associação Comercial de Ouro Preto (Aceop) e com o secretário municipal de Turismo Indústria e Comércio, Felipe Vecchia, para discutir as próximas demandas do Centro de Artes e Convenções da UFOP. Dentre as propostas acertadas, está prevista uma parceria para março de 2019 com o Festival Nacional de Turismo, com o objetivo de movimentar a economia e o turismo local. O CAC atuará como parceiro e organizador do evento.
Perspectivas futuras - A administração busca, nos próximos dois meses, firmar parcerias com os departamentos de Música (DEMUS), Turismo (DETUR) e Artes Cênicas (DEART) da UFOP, além de garantir o cumprimento de todos os antigos contratos, sem prejudicar nenhum envolvido, e buscar novos acordos. Acontecerá no próximo ano O lançamento do site, com informações para todos os públicos sobre os calendários de eventos, editais e contatos.