Ir para o conteúdo

Criação do Conselho de Extensão e Cultura fortalece atuação extensionista da Universidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O novo Conselho Superior de Extensão e Cultura é um dos novos três órgãos que surgem a partir do desmembramento do Cepe (acesse os links no fim da matéria e saiba mais). O novo conselho vai ter o papel que hoje é do Comitê de Extensão: o de discutir a política de extensão, planejamento e editais de registro e fomento de ações.
 
A divisão do Cepe separa os elementos que formam o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), mas o trabalho em conjunto continua. "É necessário que esses três conselhos continuem trabalhando conjuntamente a indissociabilidade das três áreas. Isso é fundamental para a Universidade conseguir fazer essa formação e essa transformação social completa dos discentes", afirma o Pró-Reitor de Extensão, Marcos Knupp, que presidirá o novo Conselho.
 
O Conselho vai atuar na política extensionista universitária e em projetos que estão sendo implementados, como a integração das empresas juniores, a curricularização da extensão e a política de cultura da Universidade.
 
A composição do conselho trará a participação de mais docentes, além de incluir os coordenadores de extensão dos campi da Universidade. Veja como fica:

HISTÓRICO - O procedimento para implementação no novo estatuto foi iniciado com a sua aprovação em Assembléia Universitária realizada em 2017. Depois, o Cuni aprovou o texto, que está na Resolução nº 1.868 e foi alterado na de nº 1869, e o encaminhou para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com retorno em maio de 2019.
 
Em sequência, foi criada a Comissão de Transição para Implementação do Novo Estatuto e, em dezembro de 2019, foi finalizada a proposta para criação dos novos conselhos superiores. Em maio deste ano, devido à dificuldade de se prever quando será possível um encontro presencial, o Cuni aprovou a resolução que define os procedimentos para criação dos novos conselhos. A ideia é retomar essa ação tão logo as atividades presenciais sejam iniciadas.
 
Leia mais:
 
 
 
 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais