Ir para o conteúdo

Novo Conselho Superior vai atender às demandas da graduação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A implementação do Novo Estatuto da UFOP traz mudanças para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que passa a ser dividido em três: Conselho Superior de Graduação, Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação e Conselho Superior de Extensão e Cultura. 
 
O Conselho Superior de Graduação será presidido pela pró-reitora de Graduação Tânia Rossi Garbin. Segundo ela, o novo conselho vai atender demandas que dos cursos, os projetos pedagógicos, os recursos de alunos, melhorando a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão. No modelo atual, grande parte da demanda administrativa vem da área de graduação.
 
"A articulação entre os cursos de graduação vai se dar de forma mais interessante. Teremos um lugar onde todos os coordenadores do curso poderão fazer discussões, desenvolver políticas e encaminhar os processos dos estudantes", conta Tânia sobre as vantagens do novo modelo. 
 
O novo Conselho Superior de Graduação garante também mais representatividade, já que há mais discentes e docentes, além de ter agora a representação dos técnicos administrativos. Veja como fica:
HISTÓRICO - O procedimento para implementação no novo estatuto foi iniciado com a sua aprovação em Assembléia Universitária realizada em 2017. Depois, o Cuni aprovou o texto, que está na Resolução nº 1.868 e foi alterado na de nº 1869, e o encaminhou para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com retorno em maio de 2019.
 
Em sequência, foi criada a Comissão de Transição para Implementação do Novo Estatuto e, em dezembro de 2019, foi finalizada a proposta para criação dos novos conselhos superiores. Em maio deste ano, devido à dificuldade de se prever quando será possível um encontro presencial, o Cuni aprovou a resolução que define os procedimentos para criação dos novos conselhos. A ideia é retomar essa ação tão logo as atividades presenciais sejam iniciadas.
 
Leia mais:
 
 
 
 
 

Veja também

18 Fevereiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Reitoria e da direção da Escola de Direito, Turismo e Museologia,...

Leia mais

15 Fevereiro 2024

Em Mariana, na quinta (15) e na sexta-feira (16), haverá atendimento somente no RU do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa).

Leia mais

9 Fevereiro 2024

Os Restaurantes Universitários (RUs) não funcionarão no período de 10 a 14 de fevereiro, devido ao recesso de carnaval. As...

Leia mais

5 Fevereiro 2024

O calendário de reuniões do Conselho Universitário (Cuni), Conselho de Graduação (Congrad), Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) e Conselho...

Leia mais