Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Departamento de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (Deabi) é aprovado pelo Cuni

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Destaque divulgação destaque

O Conselho Universitário (Cuni) aprovou na segunda (10) a criação do Departamento de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (Deabi), ligado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana.

O departamento nasce da proposta de aprofundar os estudos e pesquisas relacionados às temáticas africana, afro-brasileira e indígena, promovendo a luta antirracista, o conhecimento e o respeito à diversidade junto à comunidade acadêmica.

Com a aprovação, os procedimentos de implantação do Deabi precisam seguir trâmites burocráticos. Em março, um novo docente vai tomar posse para atuar no departamento, iniciando as atividades de rotina. Outras três vagas ainda serão ocupadas.

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Clézio Gonçalves, a criação do departamento possibilita a implementação de projetos pedagógicos na educação das relações étnico-raciais, na educação escolar quilombola e na criação de disciplinas que atendam outros cursos da UFOP.

Para Clézio, a criação do Deabi é um passo importante para institucionalizar as áreas de conhecimento relacionadas à educação das relações étnico-raciais. "No campo do ensino, o novo departamento contribui para a formação em nível de graduação e pós-graduação de uma cultura humanística de natureza pluralista, inclusiva e antirracista. Na pesquisa, o foco é a produção de conhecimentos socialmente referenciados, na promoção da igualdade racial, na valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas e nas políticas de ações afirmativas", ressalta.

Clézio acrescenta ainda que podem ser definidas propostas de extensão. Outra proposta do Deabi é a de formulação de uma política de recursos humanos, plano de capacitação para docentes e projetos de curso de pós-graduação interdisciplinar.

Veja também

10 Maio 2025

dia_das_maes_-_destaque.png NPG Uma partilha de existências, que não deveria significar a perda da individualidade, de espaço ou autonomia. A maternidade...

Leia mais

9 Maio 2025

A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto recebeu com grande preocupação a publicação do decreto 12.448, de 30 de...

Leia mais

6 Maio 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) disponibiliza a Carteira Institucional para acesso a seus serviços, como o Restaurante Universitário...

Leia mais

6 Maio 2025

O Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais no mês de maio. Confira a programação...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.