skip to content

Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas lança site para comemorar 20 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Na página, estão reunidos elementos que relembram e celebram a história do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) e da UFOP em João Monlevade.
 
Uma linha do tempo traz os principais marcos desses 20 anos, do início do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas à criação da unidade, seguindo até 2022, quando são ofertados em João Monlevade quatro cursos de graduação, um de pós-graduação stricto sensu e outro lato sensu.
 
 
DEPOIMENTOS - Também são disponibilizados depoimentos de ex-alunos no site. A ideia é que os profissionais formados na UFOP contem como a Universidade influenciou suas vidas profissionais.
 
 
Também são recebidas fotos do Instituto.
 
HISTÓRIA - A inauguração do Icea tornou-se possível a partir de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de João Monlevade, que cedeu o terreno onde se localizava a Escola Municipal Israel Pinheiro. Os estudantes da educação básica passaram a ocupar uma nova construção, ao lado de onde foi implantado o Icea, e o prédio da escola foi reformado para dar uma oportunidade inédita para os moradores da região: educação superior pública, gratuita e de qualidade — até então, a distância mínima entre a cidade e uma instituição pública de ensino superior era de mais de 100 km.
 
Em 2005, o Instituto foi ampliado, com a criação do curso de Sistemas de Informação. Por fim, em 2009, com o Reuni e o crescimento de toda a UFOP, chegaram ao Icea os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica. Até 2011, o campus de João Monlevade ainda era um departamento e, naquele ano, tornou-se unidade e ganhou o nome de Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas.

Veja também

1 Dezembro 2022

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento de André Luis Corrêa de Barros, técnico...

Leia mais

30 Novembro 2022

A Diretoria de Tecnologia da Informação (NTI) esclarece que a mensagem contendo o assunto "A aguardar o pagamento", recebida por...

Leia mais

30 Novembro 2022

Neste 30 de novembro, o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) comemora 41 anos de sua criação. Fazem parte...

Leia mais

29 Novembro 2022

Um cenário dramático se desenha para a UFOP nos próximos dias, mediante o bloqueio de R$ 7,4 milhões do orçamento...

Leia mais