skip to content

Novo organograma da UFOP traz mudanças em mais duas pró-reitorias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
As alterações estruturais trazidas pelo novo organograma vêm sendo implementadas gradativamente. Após a criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), outras duas pró-reitorias passam por alterações: a Proplad e a Propp. 
 
A Proplad passa a se chamar Pró-Reitoria de Orçamento, Planejamento e Administração, mantendo a sigla Proplad, e possui agora duas pró-reitorias adjuntas, a de Planejamento e Administração e a de Orçamento e Finanças, em substituição à Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF), que foi extinta. Além de ser responsável pelas atividades de planejamento, orçamento e avaliação do desenvolvimento institucional, a pró-reitoria incorpora ainda as atividades da extinta Pró-Reitoria de Administração (Proad), relacionadas a patrimônio, arquivo e protocolo, contratos de terceirização de mão de obra, segurança e logística. 
 
Também foram criados novos setores, como as coordenadorias de Avaliação Permanente e de Materiais e Patrimônio. "A Prefeitura do Campus (Precam) passa a se chamar Coordenadoria de Projetos, Infraestrutura e Meio Ambiente, avançando nas políticas de sustentabilidade por meio de um setor específico, além de o Centro de Artes e Convenções agora estar vinculado à pasta", explica o pró-reitor Eleonardo Pereira. 
 
PROPPI - A outra pró-reitoria que sofreu modificação é a Propp, que passa a se chamar Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi). A mudança reflete o avanço da Universidade em relação às políticas de inovação, tecnologia, empreendedorismo e base científica e tecnológica. O pró-reitor Sérgio Aquino destaca os bons resultados obtidos pela UFOP na pesquisa e produção científica e no incentivo à inovação como essencial para a Universidade, que, segundo ele, deve ser uma busca da comunidade de pesquisadores e fomentada pelos gestores.  
 
"Precisamos avançar na parte de depósito de patentes e transferência tecnológica. Acho que isso vai trazer mais receita para a Universidade, projetá-la a um outro patamar e dar uma vitrine melhor à área de pesquisas que geram conhecimento aplicado. Ao inserir o nome inovação, estamos reconhecendo que essa mudança é necessária", afirma Sérgio. 
 
O pró-reitor de Gestão de Pessoas e presidente da Comissão de Implantação do Novo Organograma, Bruno Camilloto, explica que as mudanças ajudam na organização administrativa da UFOP e promovem uma racionalização da administração pública, tanto no atendimento ao público, de forma geral, quanto no atendimento aos servidores, de forma mais específica. "Estamos trabalhando na minuta de delegação de competências, uma ação extremamente importante do ponto de vista administrativo, finalizando alguns ajustes necessários na Proplad e definindo os trabalhos da comissão para o ano que vem", informa Bruno sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão.
 
Leia mais: 
 
 

Veja também

6 Dezembro 2021

Assista à reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) nesta terça (7), às 8h30:

Leia mais

2 Dezembro 2021

A Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD) começou a ser implementada pela UFOP em dezembro de 2020. A...

Leia mais

29 Novembro 2021

A reunião, que tem transmissão ao vivo, tem início às 14h desta segunda (29). Assista aqui:

Leia mais

25 Novembro 2021

Assista à reunião extraordinária do Conselho de Graduação (Congrad) nesta sexta (26), às 9h30. Serão discutidas as propostas de calendário...

Leia mais