Ir para o conteúdo

Orientações necessárias para uma retomada segura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

AÇÕES DE CONTINGÊNCIA NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E ACADÊMICAS DA UFOP

Este documento é complementar aos documentos já produzidos pela UFOP, está especialmente relacionado às orientações do Comitê de Enfrentamento (Protocolo de Biossegurança - versão atualizada - dez/2021) e considera, principalmente:
 
1. as recomendações gerais de uso dos espaços físicos;
2. o cenário epidemiológico de dezembro de 2021;
3. a obrigatoriedade do passaporte vacinal, segundo a Resolução Cuni nº 2500;
4. a utilização, como suporte de indicação de medidas de contingência, dos seguintes documentos: 7ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, divulgado em 27 de janeiro de 2022 pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, e Nota Orientativa 001/2022 da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
 
As orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e também dos executivos municipais, sedes dos campi da UFOP, estão em constante atualização e revisão, dada a dinamicidade da pandemia da covid-19. Assim, esta NOTA ORIENTATIVA também pode sofrer alterações quando da divulgação de novos documentos.
 
Nos documentos adotados pelas instituições de ensino do estado de Minas Gerais destaca-se a necessidade de utilização de estratégias de prevenção combinadas. As cinco estratégias apresentadas a seguir são consideradas pela literatura científica como reconhecidamente eficazes para a prevenção da covid-19:
 
1. Uso universal e correto de máscaras, cobrindo boca e nariz. 
2. Lavagem e higienização das mãos e etiqueta respiratória.
3. Manutenção do ambiente de trabalho sempre higienizado, principalmente superfícies e objetos que são tocados com frequência.
4. Rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena.
5. Vacinação da população elegível.
 
A covid-19 ainda é uma ameaça à saúde coletiva. Dessa forma, outras medidas de proteção e ações de contingência, em caso SUSPEITOS ou POSITIVOS, devem ser adotadas e são apresentadas nos fluxogramas abaixo:
 
Em casos SUSPEITOS, as ações de contingência devem ser as seguintes:
 

                     

ATENÇÃO: nos e-mails devem constar nome completo, CPF e telefone

Em casos de testagem, sintomáticos e assintomáticos:

ATENÇÃO: nos e-mails devem constar nome completo, CPF e telefone
 
No âmbito da Universidade, é mais difícil caracterizar "indivíduos dentro de turmas", uma vez que alunos de um mesmo curso podem frequentar mais de uma turma. Assim, tem-se maior dificuldade para se caracterizar SURTOS. E no caso de casos positivos relacionados, a Vigilância em Saúde será comunicada para investigação.
 
Outras diretrizes:
 
1. Caso o docente teste positivo, as disciplinas ministradas por ele devem ser suspensas imediatamente, com a possibilidade de reposição das aulas relativas ao período de isolamento mediante a realização de atividades assíncronas após o seu retorno, não havendo prejuízo dos calendários acadêmicos aprovados para a graduação e a pós-graduação.
2. Bolsistas e voluntários envolvidos em atividades presenciais devem respeitar os mesmos isolamento indicados para as atividades acadêmicas.
 
REGISTRO DO PONTO - Orientações para os servidores sobre as situações que envolvam diagnóstico de Covid-19 ou sintomas gripais:
 
1) Teste positivo com atestado médico: cadastrar a ocorrência "Atestado médico" apenas no período coberto pelo documento e enviar cópia do atestado para agendasiass@ufop.edu.br.
Para os dias que se seguirem após o atestado, até o 10º dia, a ocorrência deverá ser "Covid-19".
 
2) Teste positivo sem atestado médico: Utilizar a ocorrência "Covid-19" nos dez dias, a partir da data do teste e especificar a situação no campo de observações, podendo anexar cópia do teste, caso queira.
 
3) Teste negativo sintomático: Se há sintomas gripais e o teste teve resultado negativo, em razão do possível período de incubação do vírus, o servidor deve permanecer afastado por 07 (sete) dias a partir da realização do teste, e utilizar a ocorrência "Sintomas gripais", especificando a situação no campo de observações.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Quais são os documentos orientativos que devo observar, além desta nota? 
Além do Plano de Contingência e do Protocolo de Biossegurança da UFOP, devem ser consultados, como suporte de indicação de medidas de contingência, os seguintes documentos: 7ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, divulgado em 27 de janeiro de 2022 pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, e Nota Orientativa 001/2022 da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
2. Quais são as exigências para o retorno presencial, tanto para os servidores quanto para os alunos?
Uso universal e correto de máscaras cobrindo boca e nariz.
Lavagem e higienização das mãos e etiqueta respiratória.
Manutenção do ambiente de trabalho sempre higienizado, principalmente superfícies e objetos que são tocados com frequência.
Rastreamento e isolamento em caso de início de sintomas respiratórios.
Vacinação da população elegível.
3. Como devo comprovar o passaporte vacinal?
Você deverá acessar o Portal MinhaUFOP e anexar a imagem do cartão de vacinação com nome legível ou o comprovante do ConecteSus. 
4. Sou aluno e não possuo o esquema vacinal completo. Como devo proceder? Caso eu ainda não tenha completado o esquema de vacinação, poderei recorrer ao sistema de saúde de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, mesmo não sendo morador destas cidades?
Caso ainda não possua o esquema vacinal completo procure a Unidade de Saúde próxima de sua residência para atualização da dose. Todos os municípios onde a UFOP possui campus já estão cientes da possibilidade desta demanda.
5. Sou servidor e não possuo o esquema vacinal completo. Como devo proceder? Caso eu ainda não tenha completado o esquema de vacinação, poderei recorrer ao sistema de saúde de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, mesmo não sendo morador destas cidades?
Caso ainda não possua o esquema vacinal completo procure a Unidade de Saúde próxima de sua residência para atualização da dose. Todos os municípios onde a UFOP possui campus já estão cientes da possibilidade desta demanda.
6. Sou aluno e apresento sintomas gripais. O que devo fazer? Poderei frequentar os espaços da UFOP?
Você deverá seguir o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa.
7. Sou técnico administrativo em educação e apresento sintomas gripais. O que devo fazer? Poderei frequentar os espaços da UFOP?
Você deverá seguir o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa.
8. Sou professor e apresento sintomas gripais. O que devo fazer? Poderei frequentar os espaços da UFOP?
Você deverá seguir o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa.
9. Sou colaborador terceirizado e apresento sintomas gripais. O que devo fazer? Poderei frequentar os espaços da UFOP?
Você deverá seguir o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa.
10. Sou aluno e testei positivo para covid-19. O que devo fazer?
Você deverá seguir o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa. Deverá comunicar o fato imediatamente aos docentes das disciplinas matriculadas e orientadores, se for o caso.
11. Sou técnico administrativo ou docente em educação e testei positivo para covid-19. O que devo fazer?
Você deverá observar o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa e encaminhar atestado médico para a equipe do Siass.
12. Sou professor e testei positivo para covid-19. O que devo fazer?
Você deverá observar o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa e encaminhar atestado médico para a equipe do Siass.
13. Sou colaborador terceirizado e testei positivo para Covid-19. O que devo fazer?
Você deverá observar o fluxograma apresentado nesta Nota Orientativa e contactar imediatamente o seu encarregado junto à empresa prestadora de serviços.
14. Sou professor e menos de 30% dos alunos da minha disciplina testaram positivo para covid-19. Como proceder?
Apenas os alunos testados positivos para covid-19 terão que se ausentar de todas as atividades presenciais da UFOP e deverão realizar isolamento por 10 dias. Os alunos testados positivos para Covid-19 terão direito a abono de faltas e reposição das atividades.
15. Sou professor e 30% ou mais dos alunos da minha disciplina testaram positivo para Covid-19. Como proceder?
Apenas os alunos testados positivos para covid-19 terão que se ausentar de todas as atividades presenciais da UFOP e deverão realizar isolamento por 10 dias. Os alunos terão direito a abono de faltas e reposição das atividades. Reforça-se que os indivíduos positivos devem se isolar de todas as atividades presenciais e domiciliares.
16. No caso de suspensão das aulas da disciplina, como poderei repor o conteúdo não ministrado no período de suspensão?
Caso o docente teste positivo, as disciplinas ministradas por ele devem ser suspensas imediatamente, com a possibilidade de reposição das aulas relativas ao período de isolamento mediante a realização de atividades assíncronas após o seu retorno, não havendo prejuízo dos calendários acadêmicos aprovados para a graduação e a pós-graduação.
17. Sou morador de república ou moradia estudantil e testei positivo para covid-19. O que devo fazer?
Seguir o fluxograma da Nota Orientativa (ausentar-se das atividades presenciais na UFOP por 10 dias e realizar isolamento; moradores de república ou moradia estudantil assintomáticos devem procurar o Centro de Testagem para contatos da Prefeitura Municipal de Ouro Preto). No caso de Mariana e João Monlevade, seguir a orientação do município.
18. Sou morador de república ou moradia estudantil e um colega testou positivo para covid-19. O que devo fazer?
Se residir em Ouro Preto, procure o serviço de testagem para assintomáticos respiratórios, localizado em frente à UPA Dom Orione (Bairro Saramenha). Em caso de resultado negativo, tome medidas de isolamento intradomiciliar e mantenha as atividades presenciais na UFOP. Em caso de resultado positivo, faça isolamento de 10 dias, com suspensão das atividades presenciais na UFOP. No caso de Mariana e João Monlevade, siga a orientação do município.

 

Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19

Nota Orientativa 001/2022, de 11 de março de 2022

ATENÇÃO: nos e-mails deve constar nome completo, CPF e telefone
 

 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais