Ir para o conteúdo

Parabéns aos pesquisadores! Viva a Ciência!

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Neste 8 de julho, dia em que os pesquisadores e a ciência são merecidamente celebrados, disponibilizamos nesta página algumas das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Parabéns aos pesquisadores! Viva a Ciência!
 
Em Discussão

O Em Discussão é uma seção do site da UFOP reservada para entrevistas, no formato pingue-pongue, com integrantes da comunidade ufopiana. O espaço tem a função de divulgar as temáticas em pauta no universo acadêmico e trazer o ponto de vista de especialistas sobre assuntos relevantes para a sociedade.

 
Confira algumas realizadas com pesquisadores:
 
- o professor Bruno Camilloto conversou sobre seu artigo  "Liberdade de expressão, democracia e cultura do cancelamento", realizado juntamente com o mestrando Pedro Urashima;
 
- a professora Jaqueline dos Santos Soares falou sobre mulheres na ciência;
 
- a professora Lia Soares deu uma entrevista sobre sua pesquisa sobre atingidos pelo rompimento de barragens.
 
 
 
Prevenção e combate ao coronavírus

Apesar de as atividades presenciais da Universidade terem sido interrompidas por causa da pandemia, as pesquisas da UFOP não só continuaram como ainda o coronavírus e a Covid-19 passaram a ser tema de várias delas. Alguns exemplos:

 
 
 
 
Rádio UFOP

A Rádio UFOP conta com o programa Rádio Ciência, criado em 2018 com o objetivo de divulgar a pesquisa científica promovida na UFOP e em outros organismos públicos. Em 2020, a produção passou a contar também como uma versão em vídeo, ampliando os modais de divulgação, contemplando rádio, redes digitais e tocadores de podcasts.

Ouça o programa, que está disponível nos principais tocadores de podcasts, inclusive no Spotify.
 
TV UFOP

A TV UFOP produz continuamente conteúdo sobre pesquisas realizadas na Universidade. Duas séries se destacam:

 
O UFOP Conhecimento traz pesquisadores para falarem sobre o trabalho que realizam na Universidade.
 
Na abertura da segunda temporada, o professor Alberto Fonseca falou sobre Alternativas para o aprimoramento das metodologias de cálculo da Compensação Ambiental:
 
 
 
Já o Mutatis Mutandis fala sobre ciência com uma linguagem diferente. O programa tenta desvendar, por meio do olhar de um apresentador curioso, o que é ciência. A série discute temas globais e apresenta estudos e pesquisas realizados na UFOP que pertencem a diversas áreas de conhecimento. Além da TV UFOP, também exibem o Mutatis Mutandis a TV Escola e o Canal Futura.
 
 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais