Nesta terça-feira, 19, a Administração Superior lançou uma publicação que apresenta os principais desafios e conquistas da UFOP ao longo de oito anos de gestão, entre 2017 e 2025. Intitulado "Ações concretas em cenários de incerteza (2017-2025)", o documento reúne relatos e reflexões sobre a trajetória da Universidade, destacando seu compromisso com a educação e a sustentabilidade durante períodos difíceis.
No texto de apresentação, a reitora Cláudia Marliére e o vice-reitor Hermínio Nalini Junior expressam "orgulho e gratidão" pelo trabalho que se encerra, enfatizando que a Universidade superou adversidades severas, acrescentando, porém, que uma base sólida foi deixada para "um futuro mais inclusivo, sustentável e transformador". Segundo eles, as ações realizadas "são um testemunho do compromisso da nossa Universidade com valores essenciais, como a igualdade de gênero, a assistência estudantil, a inovação pedagógica, a extensão, a cultura, a pesquisa, a pós-graduação, a gestão de pessoas, a comunicação e a internacionalização, dentre outros pilares que fortalecem nossa missão como Instituição pública de ensino superior".
Além disso, a publicação destaca iniciativas de apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade, especialmente relevantes durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o texto, "a crise sanitária expôs fragilidades em nosso sistema de ensino, exigindo ações urgentes". Isso levou a Universidade a fazer um trabalho que garantisse a qualidade dos trabalhos nela desenvolvidos, especialmente de forma a garantir a qualidade de suas atividades-fim.
Cláudia e Hermínio salientam também que um futuro promissor é possível, mas que uma maior alocação de recursos para a educação superior no Brasil se faz necessária. Por isso dizem que "a luta pela valorização do ensino superior federal é essencial para a construção de um futuro mais justo e igualitário" e que a comunidade universitária deve permanecer unida na busca por esses objetivos.