Criado por Elis Cristina em qui, 03/03/2022 - 08:26 | Editado por Rondon Marques há 2 anos.
A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Marliére, reuniu-se com o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, para tratar do retorno presencial da comunidade acadêmica na cidade no dia 15 de março. A reunião aconteceu na quarta-feira (2), no gabinete do prefeito, em Mariana. Além da reitora, participaram o vice-reitor Hermínio Nalini e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira.
Com a exigência do passaporte vacinal pela Universidade, a reitora solicitou apoio da Prefeitura em relação à vacinação de servidores e estudantes do Icsa e do ICHS que ainda não tenham completado o ciclo vacinal. Cláudia informou que será enviado à prefeitura um levantamento do número de pessoas que estão com a vacinação incompleta.
Segundo o prefeito, a prefeitura vai apoiar integralmente a demanda da UFOP, por meio da Central de Imunização da cidade, para que todos possam concluir o ciclo vacinal. Juliano afirmou que vai solicitar mais doses da vacina ao governo estadual, caso seja necessário, e defendeu a importância da vacinação para que a cidade mantenha o índice de menor número de óbitos da região.
Outro ponto abordado na reunião foi sobre a realização da testagem dos sintomáticos, essas pessoas também poderão realizar a testagem na cidade. Vale ressaltar que a testagem é recomendada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP.
Sobre o retorno presencial no dia 15 de março, a reitora destaca que "a Universidade está preparada para receber toda a comunidade acadêmica. A UFOP não será o foco de contaminação, tendo em vista o cenário atual da vacinação e as ações desenvolvidas na Instituição para uma retomada segura". Cláudia destacou o apoio das prefeituras de Ouro Preto e Mariana nesse processo de controle da disseminação da covid-19.