Dois trabalhos de alunos e professores da Escola de Medicina (Emed) da UFOP foram aceitos em um dos maiores congressos internacionais de neurologia, realizado pela Academia Europeia de Neurologia (EAN).
O trabalho intitulado "Identifying the signs of Pediatric Abusive Head Trauma: a real challenge" foi produzido pelos estudantes Anna Laura Lima Larcipretti, Igor Pacheco de Alencar, Ivan Henrique Cordeiro e Souza e Júlia Regina Assis da Rosa, assim como Fernando Cotrim Gomes, da UFMG, sob orientação da professora Cibelle Ferreira Louzada. Além de reconhecer os principais sintomas do traumatismo cranioencefálico abusivo, o artigo busca entender os maiores desafios para reduzir a mortalidade causada pela enfermidade.
O segundo trabalho aceito, "Stroke acute care in the COVID-19 pandemic: a global perspective", foi produzido pelas alunas Anna Laura Lima Larcipretti e Aline Dias Bedetti, orientadas pelo professor Leonardo Brandão Barreto. No artigo, as pesquisadoras analisam uma aparente redução dos casos de AVC durante a pandemia e como o atendimento para essa morbidade foi afetado, visto que nos últimos dois anos os serviços de emergência, as unidades básicas de saúde e os hospitais estavam com a atenção voltada para a Covid-19.
O congresso será realizado em Viena, na Áustria, de 25 a 28 de julho, e contará com a participação desses alunos e professores.