Ir para o conteúdo

Dia C da Ciência mostra ações da Universidade para a comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
Com: 
Catharina Waichert - Estagiária
A maior parte do conhecimento científico produzido no Brasil — mais de 90% —  é feito por universidades ou instituições públicas de ensino superior. O Dia C da Ciência é uma mobilização das instituições que desenvolvem pesquisas com o objetivo de mostrar e aproximar o público dos estudos desenvolvidos por essas organizações. 
 
O Dia C é uma iniciativa nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e visa desenvolver atividade em escolas, espaços públicos e espaços dentro das instituições.
 
A Universidade Federal de Ouro Preto participa pela terceira vez do evento. As ações ficaram concentradas na praça Tiradentes, no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e no Centro Acadêmico da Escola de Minas. O evento recebeu principalmente estudantes do ensino médio e da educação básica. 
 

img_9401.jpg

Mylena Gonçalves
Estudante apresenta o curso de Farmácia

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Sérgio Aquino reitera a importância do evento. “A ciência é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Infelizmente vivemos em um momento de crise em que grandes cortes na educação estão sendo feitos. Eventos como estes servem para mostrar para a população o que a Universidade está fazendo em termos de pesquisa”.
 
Entre os estandes apresentados na praça estavam a van "Viajando com a Ciência", com o projeto “Astronomia na Comunidade e Itinerante”, coordenado pelo professor do Departamento de Museologia Gilson Nunes. A atividade tem como objetivo levar conhecimento científico astronômico ao público. O projeto também levou para as dependências do Caem um Planetário, onde crianças e adultos puderam observar as constelações. Estandes de alunos da Ciência e Tecnologia de Alimentos e da Farmácia apresentaram o que é desenvolvido nos cursos.
 
O Carro Biblioteca, projeto do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) que leva literatura à comunidade ouro-pretana e marianense, também participou das ações, assim como os estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

img_9414.jpg

Mylena Gonçalves
Projeto 'Carro Biblioteca' atrai crianças

O estudante de Licenciatura em Física Leonardo Moraes Marques, bolsista do Pibid, aponta como ações da Universidade fizeram diferença dentro da Escola Padre Carmélio. “Tinha aluno que não sabia que a cidade tinha uma Universidade. Lá atuamos desenvolvendo projetos de restauração da biblioteca e até mesmo na produção de uma horta. Descobrimos que quanto mais próximos estamos desses alunos, mais vontade eles têm em aprender”.
 
A Equipe Sucatão, formada pelos alunos da Engenharia de Automação, apresentou no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas um robô construído para competições, que encantou os estudantes do ensino básico do Centro Educacional Mundo Mágico que visitaram o estande. Para João Vitor, de 10 anos, foi a apresentação que mais gostou. “Nunca tinha visto um robô, não sabia que era desse jeito”.
 
COLETIVO MIDIACTORS - O Coletivo, composto por alunos do curso de Artes Cênicas, realizou uma atividade com alunos do quinto ao oitavo ano da Escola Estadual Marília Dirceu. Em uma sala interativa, o grupo desenvolveu jogos e brincadeiras, demonstrando como as novas novas tecnologias modificam o espaço e a relação com a arte. A iniciativa teve apoio da Propp e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia e Artes (Ifac). 
 
As ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continuam até sexta-feira, nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Acesse a programação

img_9512.jpg

Mylena Gonçalves
Equipe Sucatão apresentou um robô de competição

 

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais