Ir para o conteúdo

Em nova etapa, projeto Cume coleta DNA de participantes da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A Coorte de Universidades Mineiras (Cume) está realizando a primeira coleta de DNA para análise de polimorfismos genéticos (SNPs) associados ao maior risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes. O objetivo da pesquisa é avaliar a associação desses SNPs com o consumo alimentar, o comportamento alimentar e o sono, e o quanto essas variáveis podem ser afetadas ou moduladas pelas exposições ambientais. 
 
A coleta de DNA teve início na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora está sendo realizada na UFOP. Um formulário foi enviado aos participantes por e-mail e deve ser preenchido por aqueles que desejam seguir contribuindo com o estudo.
 
A equipe do Cume vai entrar em contato para agendar data e horário de realização da coleta, que acontece de forma rápida e indolor, raspando-se a face interna da bochecha com um swab (haste flexível similar a um cotonete).
 
Ao final do estudo, caso tenha interesse, o participante poderá ter acesso ao resultado de sua análise genética, que poderá ser interpretado por um profissional habilitado de sua confiança.
 
Mais informações pelo Instagram do Cume. 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais