A BEAS Startup, criada na UFOP, é uma das 10 finalistas da etapa brasileira da Startup World Cup 2020.
A BEAS (Bacterial for Environmental and Agricultural Solutions) é coordenada pelo Professor Leandro Moreira, do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP (Iceb), pela pós-doutoranda em Biotecnologia Angélica Sanchez e pela bióloga Izadora Vieira, ex-aluna da UFOP.
A empresa busca novos controladores biológicos ou biorremediadores para problemas ambientais. "Possuímos duas mil bactérias coletadas do ambiente. Por exemplo, se uma empresa nos procura para achar o controle de alguma doença agrícola, pegamos essas bactérias e analisamos qual delas apresenta capacidade de inibir o crescimento ou matar o agente causador dessa doença", explica Leandro.
A startup vencedora da etapa brasileira concorre ao investimento de um milhão de dólares no Vale do Silício em 2021. A competição entre as finalistas vai ser transmitida através do
canal do YouTube do Agricultura SP, nos dias 16 e 17 de dezembro, às 17h.
Para conhecer mais a BEAS, acesse o
site.
STARTUP WORLD CUP - Realizada em mais de 50 países, a competição é promovida pela Pegasus Tech Venture, em parceria com a InvestSP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Esta edição é focada em Agtechs, Foodtechs e startups que oferecem soluções para problemas específicos do agronegócio.