Ir para o conteúdo

Instalação de equipamento de ressonância magnética nuclear auxilia pesquisas na Escola de Farmácia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Júlia Lopes - estagiária
Um espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN) de 400 MHz foi instalado no início deste ano no Laboratório Multiusuários de Caracterização de Moléculas (LMCM), localizado na Escola de Farmácia. O local foi reformado e adequado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que também forneceu treinamento a seus técnicos e pesquisadores. A aquisição do equipamento contou com R$ 1,5 milhão de financiamento da Finep.
 
Trata-se de um dos mais importantes instrumentos para obtenção de informação física, química, eletrônica e estrutural de moléculas. Ele garante um controle da qualidade de ingredientes farmacêuticos ativos (APIs) e excipientes, o que é importante na análise farmacêutica, pois visa prevenir danos aos pacientes. 
 
Para operar o espectrômetro, o Laboratório mantém um técnico de nível superior, com mestrado em Ciências Farmacêuticas e doutorado em Biotecnologia, e um técnico de nível médio, com mestrado e doutorado em Meio Ambiente. O uso do equipamento segue normas específicas elaboradas pelo LMCM.
 

espectometro2.jpg

Divulgação
Equipamentos instalados no Laboratório Multiusuário de Caracterização de Moléculas da UFOP
 
Mais de 300 amostras foram analisadas entre abril e novembro, e o número vem aumentando a cada mês. Além de 11 pesquisadores da UFOP e um da UFV, os principais usuários do RMN são os alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica orientandos dos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências Farmacêuticas. O Laboratório também recebe estudantes de graduação para aulas práticas de Química Farmacêutica, Farmacognosia I e II e Análise Orgânica. 
 
No primeiro semestre de 2018, a convite do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFOP, o professor José Dias de Souza Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou o curso de Processamento de Dados de RMN para um total de 32 inscritos (estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Química e Engenharia Ambiental, técnicos e docentes). No segundo semestre, o professor ministrou o curso de Ressonância Magnética Nuclear, do qual participaram seis alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Química da UFOP. Em outubro de 2018, ofereceu treinamento a docentes da UFOP para operação do espectrômetro RMN. O treinamento terá continuidade em fevereiro de 2019.

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais