O estudo é de autoria dos pesquisadores Frank Silva Bezerra, Sophia Dias Pozzolini Fróes, Ana Beatriz Farias de Souza, Natália Alves de Matos, Nicole Elizabeth Philips, Guilherme de Paula Costa, André Talvani e Sílvia Dantas Cangussú. Seu objetivo é discutir o efeito do uso de algumas soluções aplicadas em pacientes na prática clínica. O efeito dessas soluções foi avaliado em um modelo experimental utilizando camundongos, abrindo perspectivas para a translação em humanos.
O trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de Iniciação Científica, no Laboratório de Fisiopatologia Experimental (LAFEx), entre agosto de 2017 e julho de 2018, sob a orientação do professor Frank Silva Bezerra, com financiamento do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP), que é administrado e financiado pela UFOP. Sophia Fróes, uma das autoras do estudo, destaca que "o incentivo da Universidade à pesquisa é importante para o desenvolvimento de trabalhos que gerem impacto na comunidade e coloquem a produção científica nacional cada vez mais próxima dos grandes centros de pesquisa mundial".
A pesquisa também foi apresentada no Encontro de Saberes e em congressos nacionais e internacionais, como o Congresso Brasileiro Internacional de Estudantes de Medicina (BRAINCOMS).